Clínica de Doenças Renais do Juruá é inaugurada em parceria com governo

Tião Viana comemora a criação da clínica como um novo modelo de gestão da saúde para o Acre (Foto: Sérgio Vale/Secom)
Tião Viana comemora a criação da clínica como um novo modelo de gestão da saúde para o Acre (Foto: Sérgio Vale/Secom)

A cidade de Cruzeiro do Sul, segunda maior do Acre e distante cerca de 700 quilômetros da capital, presenciou um momento marcante para a saúde pública do estado na noite desta sábado, 24: a inauguração da Clínica de Doenças Renais do Vale do Juruá. O governador Tião Viana e centenas de pessoas compareceram a este evento que representa, a partir de agora, um novo momento principalmente, para os pacientes de hemodiálise de toda a região do Juruá que agora poderão voltar para casa.

Mesmo sendo uma clínica privada, os serviços serão pagos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), por meio do governo do Estado, sem custos para os pacientes. “Este momento é histórico pra mim. É muito bom ver uma equipe de jovens médicos fazendo um investimento desse grau. Menos de 20 cidades no Brasil do tamanho de Cruzeiro do Sul ofertam serviços de hemodiálise. E o governo será parceiro, com transferência de R$ 6 milhões anuais do SUS para cá nesse primeiro momento”, disse o governador Tião Viana.

Um sonho para o Juruá

Ao todo são 25 máquinas para filtragem do sangue (Foto: Sérgio Vale/Secom)
Ao todo são 25 máquinas para filtragem do sangue (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Além da hemodiálise, serão ofertados para os pacientes o ambulatório de especialidade renal, a preparação para transplante renal – que continua acontecendo em Rio Branco –, diálise peritoneal e o serviço de hemodiálise dentro da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). Ao todo são 25 máquinas para filtragem do sangue. No primeiro momento a clínica poderá tratar 92 pacientes em dois turnos, com capacidade máxima de 150 pacientes em três turnos.

A clínica é um investimento de mais de R$ 3 milhões, idealizado pelos médicos nefrologistas Ricardo Sena e Monicely Sales e a médica clínica geral, Alinny Cameli. “É a realização de um sonho. Somos médicos, empreendedores e família, que vendo a necessidade da nossa região e de tantas famílias que precisavam desse serviço, tivemos a coragem de enfrentar esse desafio e construir essa clínica, sempre contanto com o apoio do governador”, explicou a médica Alinny Cameli.

 

Cerca de 24 pacientes já confirmaram o retorno a Cruzeiro do Sul, entre eles Eloneida Lima (Foto: Sérgio Vale/Secom)
Cerca de 24 pacientes já confirmaram o retorno a Cruzeiro do Sul, entre eles Eloneida Lima (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Volta ao lar

Cada paciente com falência crônica dos rins necessita de três sessões de hemodiálise por semana, com duração de quatro horas cada uma. Em Rio Branco, o Centro de Nefrologia possui 256 pacientes em hemodiálise. Até agora, 24 pacientes já confirmaram o retorno a Cruzeiro do Sul. A clínica estará a disposição de todos os moradores da região do Juruá e até mesmo dos municípios de fronteira com o Amazonas. A expectativa é de que as sessões comecem em 20 dias.

Eloneida Lima, 39, é uma dessas pessoas. Há quase três anos ela descobriu, durante uma gravidez, que seus rins estavam atrofiando e com apenas 20% da capacidade. Depois de dar a luz, a falência dos rins foi total. Largou toda uma vida e família em Cruzeiro do Sul para fazer hemodiálise em Rio Branco há dois anos e meio. Agora, não esconde a felicidade de poder voltar. “Vocês não sabem o que é ter que fazer um tratamento pesado desses longe de casa. Eu fico feliz demais de poder saber que agora eu posso voltar para a minha família”, conta emocionada Eloneida.

Terceirização de serviços

A clínica privada com serviços contratados pelo SUS é uma das novas apostas do governador Tião Viana para um novo modelo de gestão da saúde. Além da Clínica de Doenças Renais, Cruzeiro do Sul deve receber em maio sua primeira clínica para tratamento oncológico, seguindo os mesmos moldes de terceirização por meio do SUS. E em Rio Branco, o Hospital do Câncer deve seguir um modelo semelhante na área de medicação.

O secretário de Saúde, Armando Melo ainda lembrou que nas últimas 24 horas, o Hospital das Clínicas, em Rio Branco, salvou seis vidas ao realizar quatro novos transplantes de rins e dois de fígado, momento que também reafirma o novo pensar sobre a saúde pública. “Nossa diretriz é seguir o paciente e o princípio disso é trazer o tratamento humanizado. O governo não vai medir esforços para que todos os pacientes possam fazer seus tratamentos o mais próximo de casa possível”.

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter