Clementino Almeida na Galeria de Arte Juvenal Antunes

Exposição destaca a essência dos povos da floresta – índios, ribeirinhos, seringueiros – e a mitologia acreana

clementino_031108.jpgJovem talento das artes plásticas, o xapuriense Clementino Almeida nos brinda com a mostra de seus trabalhos apresentando em A Consagração Amazônica cerca de 40 obras em óleo sobre tela, "uma celebração à mãe natureza", como define o artista. O vernissage acontece no próximo dia 6, às 19h30, na Galeria de Arte Juvenal Antunes. A Consagração Amazônica destaca a essência dos povos da floresta – índios, ribeirinhos, seringueiros – e a mitologia acreana.

Experimentando elementos naturais como látex, barro e folhas, Clementino pretende criar uma interação entre o público e sua obra. "Além da própria temática da exposição, os visitantes poderão perceber um trabalho diferenciado. Dessa forma é visível que até mesmo a produção dos trabalhos envolve aquilo que retrato nas obras", explica. "Espero que as pessoas observem as telas e se identifiquem, pois a essência é bem nossa, e as adquiram."

O artista – Clementino nasceu no seringal Bom Lugar. Sua arte transita por espíritos luminosos, onde desenha a essência sublime e êxtase espiritual numa consagração amazônica. O artista começou a manusear os pincéis ainda criança, com sete anos de idade. Até o ensino médio fazia apenas trabalhos para a escola e chegou a participar de algumas exposições coletivas. Morando atualmente em Rio Branco, Clementino decidiu que já era hora de mostrar um trabalho mais apurado ao público.

"Quando vim de Xapuri, comecei a divulgar meu trabalho pintando em praças, no Parque Chico Mendes e na Expoacre", conta. Foi a partir daí que o artista conseguiu dar visibilidade a sua criação e passou a receber convites para participar de exposições e ilustrar cartilhas das secretarias de governo. Em 2006 participou do Salão Hélio Melo de Artes Plásticas, tendo ganhado o primeiro lugar na categoria desenho e uma menção honrosa na categoria pintura. Na edição deste ano foi mais uma vez contemplado com o primeiro lugar na categoria desenho.

A Consagração Amazônica fica em cartaz na Galeria de Arte Juvenal Antunes até o dia 19 deste mês. O espaço fica aberto de segunda-feira a sexta-feira, das 8 às 20 horas, e aos sábados, domingos e feriados das 16 às 20 horas. A exposição é uma realização do Governo do Estado/FEM, com apoio da Associação dos Artistas Plásticos do Acre (AAPA).

Serviço: Galeria de Arte Juvenal Antunes – Rua Senador Eduardo Assmar, 1291 – Tel.: 3223-9688