Cinco municípios vão receber capacitação para combate ao fogo

Produtores de Feijó, Mâncio Lima, Cruzeiro do Sul, Tarauacá e Rodrigues Alves receberão treinamento para enfrentar período seco e evitar incêndios

queimadas_900_1.jpg

O Governo do Estado do Acre, através do Plano Estadual de Capacitação em Prevenção, Combate e Alternativas ao Uso do Fogo, levará a 68 associações de produtores rurais palestras sobre licenciamento ambiental, legislação ambiental, prevenção e combate às queimadas, primeiros socorros entre outros temas. Em torno de 1,3mil produtores serão capacitados.

A ação do Governo através do Instituto de Meio Ambiente do Acre – Imac acontecerá entre os dias 15 e 25 de Julho e conta com a parceria da Secretaria de Assistência à Produção Familiar (Seaprof) e do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, e o apoio do Ministério Público Estadual e do Corpo de Bombeiros Militares.

A presidente do Imac, Cleíza Cartaxo, ressalta que um dos resultados importantes destas

ações é a formação de parceiros no combate aos incêndios através da difusão da informação, entre elas, as alternativas que dispensam o uso do fogo e, consequentemente, ajudam a manter em declínio o índice de focos de calor no Estado.

Durante as 15 capacitações programadas serão entregues em torno de 70 kits para combate a incêndios florestais, compostos de 2 bombas costais rígidas, 6 abafadores, 1 pá de bico, 10 óculos e 10 máscaras de proteção e 1 kit de primeiros socorros. Todo material fica sob responsabilidade das associações contempladas.

Cronograma das capacitações

Durante os dias de ação duas equipes estarão percorrendo o estado simultaneamente, chegando aos municípios de acordo com o cronograma abaixo:

Feijó – dias 15, 16, 17 e 18
Mâncio Lima – 15 e 16
Cruzeiro do Sul – 18, 19 e 20
Tarauacá – 22, 23 e 24
Rodrigues Alves – 22, 23 e 24