Ciclo de palestras na Expoacre impulsiona agronegócio no Acre

A maior vitrine de negócios do Acre, a Expoacre 2019, está proporcionando oportunidades para quem quer investir e se aprimorar no setor produtivo do agronegócio. Durante toda a semana, no Parque de Exposições, palestras estão sendo realizadas no auditório Rio Acre do Galpão Institucional.

Voltadas a produtores rurais, técnicos e acadêmicos da área, as capacitações giram em torno de um assunto pulsante e atual: o uso de novas tecnologias no campo para otimizar as condições de produção. Nesta terça-feira, 30, segundo dia de palestras, a Secretaria de Estado de Produção e Agronegócio (Sepa), trouxe como temática a produção de silagem de milho de alta qualidade.

Várias palestras estão sendo realizadas no auditório Rio Acre do Galpão Institucional Foto: Marcos Vicentti/Secom

Para o diretor técnico da Empresa de Assistência Técnica Extrativista do Acre (Emater), Francisco Dantas, o objetivo é proporcionar conhecimento necessário para a produção de silagem de milho com domínio das novas técnicas e o que seu uso pode gerar de positivo aos produtores rurais.

“Como é mais uma tecnologia utilizada no estado, trouxemos uma das referências no Brasil que é o doutor Luís Zampar para falar aos nossos produtores e técnicos de como produzir uma silagem de milho com qualidade. Que nossos produtores saiam daqui com a noção do que é fazer uma silagem de milho e os técnicos tenham conhecimento necessário para atendê-los nessa demanda que é tão procurada dentro das secretarias de produção”, explica Dantas.

O diretor destaca, ainda, que o objetivo é envolver técnicos das instituições que já prestam assistência técnica, produtores rurais que já utilizam essa tecnologia e, principalmente, acadêmicos para se pensar em uma extensão rural de qualidade.

A silagem de milho na alimentação animal surgiu como uma estratégia para suprir as necessidades nutricionais dos animais em períodos mais secos. A produção de silagem de milho de boa qualidade varia de ano para ano em função de uma série de condições, tais como a escolha da cultivar, as condições de clima e solo  e o manejo cultural.

Café com leite

A terça-feira foi também para falar, além da silagem de milho, sobre os investimentos para ampliar o número de lavouras e aumentar a renda dos produtores de café no Acre. Com o tema “Custo de Produção da Cultura do Café”, a palestra foi ministrada pelo gerente de produção de grãos Acre/Rondônia, Lúcio Nunes.

“Muitas vezes, o produtor briga por preço do produto, mas na grande maioria desconhece o custo para ele produzir um quilo de café. É possível trabalhar da porteira para dentro reduzindo os custos e aumentando a produção. O Acre está novamente se fortalecendo na produção de café com esse víeis muito mais tecnológico. Acrelândia e Plácido já têm alguns produtores trabalhando com mudas clonais, que são os clones, com irrigação e adubação que tem trazido um ganho por hectare fantástico”, destaca o diretor técnico da Empresa de Assistência Técnica Extrativista do Acre (Emater), Francisco Dantas.

Amanhã, quarta-feira, o tema das palestras gira em torno dos desafios da implantação de um programa de produção familiar e pastagem sustentável o ano todo.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest