Chef acreano vai representar o Brasil em evento Internacional de Culinária

O governo do Estado iniciou em 2012 um programa de formação para fomentar o setor da gastronomia (Foto: Sérgio Vale/Secom)

“Cozinhar é um modo de amar os outros”. A afirmação do escritor Mia Couto e se encaixa na vida do chef de cozinha acreano, Natalino dos Santos Lúcio, 21 anos, que vai representar o país no 1º Congresso de Integração Culinária do Vale – Valorizando Nossos Sabores, em Cochabamba (BO).

De origem simples, o jovem promove ações sociais em comunidades do Acre, com o intuito de incentivar a prática e os sabedores da arte da gastronomia no estado.

“A seleção estava sendo feita há mais ou menos um ano e ninguém sabia disso. Recebi o convite do presidente dos chefs de cozinha do Mercosul, que me comunicou que tinham duas vagas destinadas ao Brasil, uma foi ocupada por um chef mineiro e a outra por mim”, destacou Natalino, que compõe a equipe do Resort Hotel Amazônia Rio, na capital.

Amante da gastronomia, Natalino já cozinha profissionalmente desde os 16 anos. “Já trabalho com cozinha desde quando tinha 10 anos. Como estou no mercado há oito, decidi me graduar em Gastronomia e em breve concluo a minha formação”, frisou.

De família humilde, o jovem cozinheiro carrega uma história de luta e superação. Aos sete anos, perdeu o pai e teve que trabalhar como engraxate, para complementar a renda familiar.

Sobre a culinária acreana, observa, “nossa comida é mais temperada e as pessoas gostam de sentir o sabor do tempero do Acre”, afirmou.

Na noite desta sexta-feira, 30, o mais jovem chef da Região Norte foi recepcionado pelo governador Tião Viana, que lhe desejou sucesso em sua trajetória profissional.  No Acre, o governo do Estado iniciou em 2012 um programa de formação para fomentar o setor gastronômico. Várias atividades têm sido realizadas, como os festivais de gastronomia de mercado, cursos, seminários, oficinas, concursos gastronômicos e outras iniciativas.

Leia também: Politicas públicas promovem a gastronomia local como cultura e hospitalidade

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter