Centro de Matemática, Ciências e Filosofia inicia as aulas do 1º semestre de 2019

O governo do Estado do Acre por meio da Secretaria de Estado da Educação, Cultura e Esportes (SEE) deu início na segunda-feira, 8,  às aulas do primeiro semestre dos 14 cursos oferecidos pelo Centro de Matemática, Ciências e  Filosofia (CMCF), no Centro de Referências e Inovações Educacionais (CRIE). São 464 pessoas matriculadas nos diversos cursos, com o intuito de aprimorar o ensino nas áreas de exatas e humanas.

Entre os cursos ofertados pelo CMCF estão: Matemática Divertida Kids, Matemática Divertida 1, Matemática Financeira Básica, Estatística Básica, Anatomia Humana II, Microbiologia Básica, Eletrodinâmica e Magnetismo, Astronomia, Química do Cotidiano: Drogas  e Medicamentos, Química Orgânica Básica, História da Filosofia Antiga, Filosofia Existencial, Xadrez Básico e Iniciação à Robótica, nos turnos manhã e tarde.

Aula do curso de Iniciação à Robótica (Foto: Clícia Araújo/ Asscom SEE)

O público alvo são alunos da rede pública e particular de ensino, bem como a comunidade em geral, desde que corresponda aos pré-requisitos de escolaridade exigidos no edital de inscrição, conforme o curso de interesse. A exceção fica por conta do curso de xadrez básico, que exige idade mínima de 10 anos para o ingresso.

O Centro é referência no ensino gratuito e trouxe uma novidade este ano que foi a expansão de suas atividades para as escolas da rede. A intenção é tornar o CMCF  mais próximo dos alunos e também da comunidade.

“Nós diminuímos as ações no Centro e estamos priorizando as ações nas escolas, atendendo a uma política do novo Governo do Estado, de descentralizar as ações, pois em anos anteriores, acabávamos privilegiando os alunos que têm mais condições e que podem se deslocar ao centro da cidade. Indo até a escola podemos garantir que a criança que não tem condições para esse deslocamento, possa ter a mesma oportunidade de receber uma formação complementar”, destaca Aires Pergentino da Silva, chefe da Divisão de Práticas Inovadoras.

O CMCF é referência em cursos nas áreas de exatas (Foto: Clícia Araújo/ Asscom SEE)

Silva explica ainda que está sendo feito um trabalho de mapeamento das escolas com os gestores, para identificar e viabilizar espaços necessários para atender os alunos com cursos e oficinas. Os cursos oferecem recursos educacionais que abordam os conteúdos de formas variadas, favorecendo a interação social. Segundo a metodologia do CMCF, os cursos são diversos e fogem do caráter de disciplina que tem na escola básica, são cursos com temáticas diferenciadas.

Uso de jogos é o forte no ensino da Matemática (Foto: Clícia Araújo)

“A finalidade do curso de matemática divertida kids, por exemplo, é podermos aplicar jogos no ensino da matemática e, através desses jogos, exploramos as dificuldades, níveis e habilidades que eles exigem. Tentamos proporcionar aos alunos a capacidade deles pensarem, planejarem e replanejarem, a partir de hipóteses que eles mesmos elaboram, desenvolvendo teses e buscando descobrir se são verdadeiras ou não, podendo modificar. O intuito é fazê-los planejar e principalmente ter a paciência que o jogo exige para vencer as etapas”, esclarece Marcio Soares, professor do curso de matemática divertida kids.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter