Centro de Estudo de Línguas complementa aprendizado de idiomas nas escolas

Cinco mil vagas foram ofertadas este ano, com retorno superior a três mil inscritos

Os cursos foram pensados para ter duração de três anos, divididos em seis módulos semestrais com dois encontros durante a semana, podendo ser posteriormente ampliado por mais dois anos (Foto:Assessoria SEE)
Os cursos foram pensados para ter duração de três anos, divididos em seis módulos semestrais com dois encontros durante a semana, podendo ser posteriormente ampliado por mais dois anos (Foto:Assessoria SEE)

Os cursos foram pensados para ter duração de três anos, divididos em seis módulos semestrais com dois encontros durante a semana, podendo ser posteriormente ampliado por mais dois anos (Foto:Assessoria SEE)

Com o conhecimento da necessidade de oferecer oportunidades que enriqueçam a carga curricular dos alunos da rede pública e os preparem para o competitivo mercado de trabalho atual, foram criados neste ano, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE), os Núcleos de Estudo de Línguas (NELs), dirigidos pelo Centro de Estudo de Línguas (CEL), propiciando o ensino complementar de Línguas Estrangeiras, como o Inglês e o Espanhol.

Tendo como público principal os alunos da rede pública, mas abertos à comunidade em geral e aos servidores públicos, os NELs são oferecidos nos espaços das escolas para promover atividades que complementam o ensino regular de língua estrangeira nas escolas: durante o período de aula regular, a ênfase está na leitura e na escrita, sendo as habilidades orais (compreensão e reprodução) o foco principal das aulas dos Núcleos.

Este ano, foram ofertadas cinco mil vagas, com o retorno de inscritos sendo superior a três mil. Os cursos ainda planejam ampliação de atendimento a cada ano, aumentando o número de escolas beneficiadas e a implementação em outros municípios interessados no projeto. A meta é que exista, em 2014, um número considerável de pessoas fluentes de uma língua estrangeira no Estado.

Os cursos foram pensados para ter duração de três anos, divididos em seis módulos semestrais com dois encontros durante a semana, podendo ser posteriormente ampliado por mais dois anos. A certificação será realizada mediante o término de cada nível de habilidade adquirida.

Para os professores, a colaboração dos alunos e a preparação dos materiais didáticos oferecidos ajuda na hora das aulas. Rosely Quintela, professora de Espanhol, destacou o empenho dos seus alunos e o bom aproveitamento que suas turmas vem conquistando. “Com os recursos que nos são oferecidos, como data-shows, apostilas e livros didáticos, o aprendizado é facilitado, fazendo com que esta oportunidade de aprender a língua estrangeira seja aproveitada ao máximo”.

E a oportunidade está sendo bem aproveita pelos alunos Neylyanna Nogueira e Pablo da Silva, ambos estudantes de Inglês no CEL. “Falar fluente qualquer idioma estrangeiro é algo a mais para nosso currículo, o que nos prepara mais para a procura de emprego”, afirmou Neylyanna. “As aulas interativas e os professores tornam o nosso aprendizado mais fácil”, disse Pablo. Alunos do Ensino Médio na rede pública, Neylyanna pretende cursar Psicologia, e Pablo, Arquitetura.

Nágila Dourado, Coordenadora Geral do CEL, conta que a expectativa é grande, mas o esforço para manter a qualidade do ensino nos cursos e os planos para expansão estão sendo bem gerenciados. “Com a metodologia aplicada nas aulas, onde a oralidade trabalhada colabora com a prática escrita nas escolas, buscamos preparar o aluno com um diferencial em seu currículo”, explicou a coordenadora.

{xtypo_rounded2}Informações sobre matrículas – 2012

De 12 a 16/12/2011 – Rematrículas para os alunos que começaram o curso este ano, devendo os mesmos comparecerem à Secretaria do CEL confirmando turma e horário para concluir a rematrícula;

De 17 a 27/01/2012 – Inscrições para novas vagas de alunos da rede pública;
Caso as novas vagas não sejam totalmente preenchidas, estarão abertas as inscrições para a comunidade em geral de 01 a 03/02/2012;

As listas das turmas do CEL e NELs de rematrículas 2012 serão disponibilizadas no site da SEE (www.see.ac.gov.br) e no mural do CEL a partir do dia 05/01/2012.{/xtypo_rounded2}