Centro de Educação Permanente realiza seminário indígena em Rio Branco

Encontro promoveu debates e estudos referentes à cultura indígena (Foto: Astorige Carneiro)
Encontro promoveu debates e estudos referentes à cultura indígena (Foto: Astorige Carneiro)

Com apoio da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), o Centro de Educação Permanente (Cedup) realizou neste sábado, 19, seminário que trabalha a cultura e a história dos povos indígenas com os alunos do curso “Culturas e História dos Povos Indígenas” e membros da comunidade.

O evento, realizado na sede do Centro, foi organizado pelo Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas da UFOP em parceria com o Polo Universidade Aberta do Brasil (UAB) de Rio Branco, promovendo a integração entre os núcleos de ensino para aprimorar os estudos referentes à cultura indígena, previstos para ensino em sala de aula pela Lei 11.645, de 2008.

Palestrante Verônica Pereira, doutora em educação pela UFMG (Foto: Astorige Carneiro)
Palestrante Verônica Pereira, doutora em educação pela UFMG (Foto: Astorige Carneiro)

Entre os palestrantes convidados, está Verônica Mendes Pereira, doutora em educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Segundo a educadora, este tipo de encontro beneficia os professores para tratar do tema de forma adequada em sala de aula.

“De modo geral, os professores ainda possuem pouco acesso aos materiais que podem auxiliá-los no ensino da cultura e história indígenas. Também buscamos, com esse seminário, destacar a importância história e cultural dos indígenas para o Brasil, aliando a história com informações contemporâneas”, explicou Verônica.

Para Ana Virgínia Correia, aluna do curso e participante do seminário, trata-se de uma oportunidade para conhecer melhor o tema proposto. “Sou pós-graduada em Direito Ambiental, e é gratificante poder aliar minha outra formação com as questões étnico-raciais que o curso, disponibilizado em parceria com a UFOP, nos faz debater”, disse.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter