Centro de Alevinagem do Juruá produz mais de um milhão de alevinos

12122733383_98ccf9c323_o
São necessários quatro milhões de alevinos para suprir a necessidade dos municípios da região (Foto: Onofre Brito/Secom)

O Centro de Produção de Alevinos da Juruá Peixes, instalado em Cruzeiro do Sul, deu início às atividades de desova das larvas que irão, em breve, se transformar em alevinos prontos para encher os tanques e açudes dos piscicultores da região.

Nos últimos dias já foi realizada a desova de 200 mil larvas de curimatã e 800 mil larvas de piau. A expectativa a partir de agora é que a cada dois dias sejam feitas novas desovas para garantir uma produção de alevinos capaz de atender a demanda de Cruzeiro do Sul e dos municípios próximos.

Segundo Raimundo de Oliveira, conhecido na região como Raimundinho, coordenador do Centro de Produção de Alevinos, a capacidade produtiva ainda não está completa por conta de o açude pulmão, que abastece os outros tanques, não ter água suficiente, o que deve ocorrer assim que se intensificarem as chuvas.

“Já estamos adiantando os trabalhos para garantir alevinos a todos os criadores de peixes da região do Juruá. Podemos afirmar que não vão faltar alevinos e ainda vamos conseguir atender a demanda de municípios mais distantes, como Feijó e Tarauacá”, destaca Raimundinho.

peixes
Expectativa é de que dentro de 35 dias já existam alevinos à disposição dos produtores (Foto: Arquivo Secom)

São necessários quatro milhões de alevinos para suprir a necessidade dos municípios da região.

Inácio Moreira, diretor da Agência de Negócios do Acre (Anac), afirma que o trabalho antecipado é resultado do esforço conjunto de governo e de produtores do Juruá.

“Nós trouxemos o Raimundinho, que já tem experiência na produção de alevinos para compor o centro. O sucesso passa pela união de todos os piscicultores.”

A expectativa é de que dentro de 35 dias já existam alevinos à disposição dos produtores.

Governo fortalece cadeia do pescado em todo o Acre

O Centro de Produção de Alevinos em Cruzeiro do Sul, com investimentos público-privado de cerca de R$ 7,9 milhões, é resultado do esforço do governo acreano no fortalecimento da cadeia produtiva do pescado.

“Essa é uma aposta do governador Tião Viana para fomentar a piscicultura aqui no Juruá, como já acontece no Baixo Acre, onde foi instalado o Complexo de Piscicultura. Esses investimentos estão fazendo com que os produtores acreditem na produção de peixes, que tem um imenso mercado consumidor”, afirma Gontran Neto, gerente regional da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Florestal, da Indústria, do Comércio e dos Serviços Sustentáveis (Sedens), no Juruá.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter