Central de Transplantes realiza mais uma captação de córneas no HC

Após captação, órgãos foram enviados para Brasília para avaliação e e depois retornam ao Acre (Foto: Júnior Aguiar/Sesacre)
Após captação, órgãos foram enviados para avaliação em Brasília, e depois retornam ao Acre (Foto: Júnior Aguiar/Sesacre)

A equipe da Central de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos do Acre (CNCDO/Acre) realizou na noite de quarta-feira, 19, mais uma captação de córneas no Hospital das Clínicas de Rio Branco.

De acordo com a coordenadora da Central, Regiane Ferrari, a equipe foi notificada pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), em seguida se dirigiu ao Instituto Médico Legal (IML), para avaliar o potencial do doador.

“Fizemos o acolhimento à família, e depois a entrevista para ver a possibilidade de doação. A família disse sim à doação e, assim, pudemos fazer a captação dos glóbulos oculares”, detalhou a coordenadora.

Regiane Ferrari contou que a doação veio de um jovem de 18 anos, morto vítima de arma de fogo.

“As córneas foram enviadas ainda na noite de ontem, para serem preservadas e avaliadas no Banco de Olhos do Distrito Federal. Logo em seguida, devem retornar ao Acre, para que possamos realizar mais dois transplantes em pacientes que estão na nossa lista”, explicou.

A CNCDO completou 10 anos de atuação em setembro deste ano, atingindo a marca de realização de mais de 260 transplantes de órgãos.