Central de Articulação das Entidades de Saúde do Acre comemora 12 anos

A Cades tem o objetivo de fortalecer as entidades da área de saúde no estado (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
A Cades tem o objetivo de fortalecer as entidades da área de saúde no Estado (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

O governador Tião Viana recebeu na Casa Civil na tarde desta quinta-feira, 9, as representantes da Central de Articulação das Entidades de Saúde (Cades) Verônica Loureiro e Vanessa Costa.

A Cades tem o objetivo de fortalecer as entidades da área de saúde no Estado, e comemora no dia 23 doze anos de atuação. Para celebrar a data, a direção planeja promover um evento que deve ser realizado no Palácio Rio Branco.

Segundo Verônica Loureiro, as 35 entidades estão vinculadas à Cades e têm uma importância muito grande para o Estado, sobretudo nas comunidades terapêuticas, por meio das casas de acolhimento para o tratamento contra o álcool e outras drogas, e as Casas de Passagem.

“Foi graças à Cades que em 2007 nasceu a primeira Casa de Passagem no Estado, responsável por fazer o acolhimento das pessoas que vêm de outros municípios fazer tratamento médico de diversas patologias em Rio Branco. Esse atendimento é gratuito, desde o transporte à alimentação”, explicou a coordenadora das Comunidades Terapêuticas.

A Cades subsidia todos os processos administrativos das entidades vinculadas, facilitando a comunicação entre elas e os usuários. “A gente fica muito feliz nesses 12 anos porque em todos os municípios do Acre as pessoas conhecem os serviços. O governador Tião Viana foi o idealizador da Cades no Acre, e sempre incentivou as ações das entidades, garantindo total apoio do governo”, lembrou Verônica.

A Central é mantida por meio de um convênio com a Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre) e de parceiros que colaboram com as entidades, a exemplo do Acre Solidário, movimento social coordenado pela primeira-dama do Estado, Marlúcia Cândida.

Tião Viana destacou a importância do trabalho desenvolvido pela Central e assegurou que o governo se manterá empenhado em fortalecer a Cades e avançar em ações voltadas ao atendimento das pessoas que utilizam desses serviços.

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter