Censo Escolar 2016: lançamento será nesta quarta-feira

A primeira etapa da coleta de dados inicia em 25 de maio e encerra em 29 de julho (Foto: Divulgação)
Primeira etapa da coleta de dados se inicia em 25 de maio e termina dia 29 de julho (Foto: Divulgação)

A coleta de dados para o Censo Escolar 2016 se inicia nesta quarta-feira, 25, em todo o país. No Acre, o lançamento será realizado na Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE), às 8h30.

“É uma ação em nível nacional, e a participação da comunidade escolar acreana é imprescindível, porque são esses dados estatísticos que garantem os recursos a serem destinados às escolas durante o ano”, destaca Jelsoni Calixto, coordenador estadual do Censo Escolar na SEE.

Durante o evento, que neste primeiro momento contempla as instituições de ensino públicas e privadas dos municípios do Baixo Acre, serão realizadas três palestras.

A primeira sobre o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), a segunda sobre Educação Especial no Censo, e a última, “A Importância do Censo” para as instituições de ensino.

Para os estabelecimentos de ensino do Juruá, o lançamento será no próximo dia 2 de julho, em Tarauacá. Já os que estão localizados no Alto Acre, a ação vai ocorrer dia 7 do mesmo mês, em Xapuri.

Censo Escolar

Essa é a primeira etapa da coleta de dados sobre a educação básica de 2016, que começa em maio e vai até 29 de julho, fase em que o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), por meio do Sistema Educancenso –  www.educacenso.inep.gov.br/censobasico – recolhe informações detalhadas sobre escolas, turmas, professores e alunos brasileiros.

A partir disso, é traçado um panorama nacional da educação básica, que é utilizado como referência para a formulação de políticas públicas e execução de programas na área da educação.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter