celebração

Carreata marca o encerramento do Novenário de Nossa Senhora da Glória, em Cruzeiro do Sul


Há 103 anos, Cruzeiro do Sul presencia uma das maiores demonstrações de fé da região Norte do país. Neste domingo, 15, o encerramento da programação do Novenário de Nossa Senhora da Glória foi celebrado com uma grande carreata. Mais uma vez, o governador Gladson Cameli, juntamente com a primeira-dama do Estado, Ana Paula Cameli, e o prefeito do município, Zequinha Lima, participaram da festa religiosa.

Antes do início da carreata, o governador prestou sua homenagem as vítimas da Covid-19, em Cruzeiro do Sul. Um painel com foto de pessoas que, infelizmente, perderam a luta contra o vírus foi montado no interior da catedral. Cameli aproveitou o momento para fazer uma reflexão e, ao mesmo tempo, trouxe palavras de esperança.

Antes do início da carreata, o governador prestou sua homenagem às vítimas da Covid-19, em Cruzeiro do Sul Foto: Diego Gurgel/Secom

“O que eu mais peço neste momento é paz e muita saúde para todas as nossas famílias. Vamos refletir sobre tudo que aconteceu no mundo, principalmente em relação a essa pandemia, que veio e tirou milhares de pessoas que amamos do nosso meio. Com muita fé em Deus, estamos vencendo essa guerra e eu tenho certeza que, no próximo ano, voltaremos com a procissão”, comentou Gladson.

O bispo da Diocese de Cruzeiro do Sul, Dom Flávio Giovenale, também compartilhou o mesmo otimismo do governador. Para o religioso, a fé é mais um elemento para que o coronavírus seja superado de uma vez por todas.

O bispo da Diocese de Cruzeiro do Sul, Dom Flávio Giovenale, também compartilhou o mesmo otimismo do governador. Para o religioso, a fé é mais um elemento para que o coronavírus seja superado de uma vez por todas Foto: Diego Gurgel/Secom

“Com fé em Deus, vamos superar essa pandemia. Essa grande festa nos ajuda a ter ainda mais fé em Jesus Cristo e sua mãe. Relembramos os mortos pela Covid-19 e outras doenças, mas, ao mesmo tempo, queremos renovar a esperança e fazer a nossa parte para que tudo possa voltar ao normal”, afirmou.

Já o prefeito da cidade destacou em sua fala o sentimento de gratidão pelas pessoas que conseguiram superar o vírus. “Temos muito que agradecer a Nossa Senhora da Glória por ter nos protegido nesse último ano, no meio de uma pandemia tão severa, que levou muitas vidas. Também precisamos renovar nossa fé e esperança para que a vida possa voltar ao normal”, declarou Zequinha Lima.

Fé e devoção durante a carreata

Em cima de uma viatura do Corpo de Bombeiros, a imagem da padroeira de Cruzeiro do Sul deixou a catedral e percorreu diversos bairros do segundo maior município do estado, acompanhada de uma fila quilométrica de automóveis e motocicletas.

Em cima de uma viatura do Corpo de Bombeiros, a imagem da padroeira de Cruzeiro do Sul deixou a catedral e percorreu diversos bairros do segundo maior município do estado Foto: Diego Gurgel/Secom

Durante o trajeto de 16 quilômetros, fiéis demonstravam sua devoção à Nossa Senhora da Glória. Crianças, adultos e idosos rendiam suas homenagens. A dona de casa Adelaide Almeida não conteve a emoção quando a santa passou em frente a sua residência.

“Eu peguei essa doença [Covid-19] e pedi a minha cura para Nossa Senhora da Glória e ela me ouviu. Graças a Deus, recuperei minha saúde e estou aqui viva acompanhando a procissão”, relata.

Fiéis prestaram suas homenagens a Nossa Senhora da Glória ao longo do trajeto de 16 quilômetros Foto: Diego Gurgel/Secom

Durante a carreata, houve ainda paradas pontuais no Hospital do Juruá e Maternidade, onde o bispo Dom Flávio Geovenale concedeu sua bênção. O fim do percurso ocorreu na catedral, onde ocorreu um show transmitido de forma virtual para evitar aglomerações.