preparativos

Carnaval da Família no Arena da Floresta gera mais de cem postos de trabalho até a Quarta-Feira de Cinzas

Organizadores ainda contabilizam o total de investimentos aplicado na parceria entre o Estado e a Prefeitura de Rio Branco

Espaço de 50 mil metros quadrados está sendo preparado para receber uma média de 40 mil foliões por dia. Foto: Secom

Na contagem regressiva para o início do Carnaval da Família, no Arena da Floresta, em Rio Branco, o único barulho no espaço de 50 mil metros quadrados preparado para a folia é de martelos, retroescavadeiras, rastelos, roçadeiras, serras e operadores que preparam a estrutura destinada a receber, em média, 40 mil pessoas por dia.

Camarotes, palcos para os artistas, tendas institucionais, espaço de economia solidária, praça de alimentação, estacionamento, portais de acesso, estrutura de som, painéis de led, montagem de alegorias e trailers, segundo o secretário de Ciência, Indústria, Comércio, Empreendedorismo e Turismo do Acre, Assurbanipal Mesquita, esse conjunto de serviços transforma o ambiente de festa e diversão também em gerador de oportunidades.

Mais de cem postos de trabalho diretos estão sendo gerados somente na preparação dos espaços. Foto: Alice Leão

“Tem muita gente se preparando para pular o Carnaval, mas, tem muitos aproveitando o momento para gerar renda. Aqui temos carpinteiros, serralheiros, pedreiros, eletricistas, operadores de som, uma força-tarefa contratada para entregar o cenário em perfeitas condições. Essa relação aquece a economia”, destaca Mesquita.

O trabalho é intenso, em meio ao calor, à chuva, ao barulho de dez a 12 horas seguidas, dia após dia. Para o carpinteiro Raimundo Souza, morador da Cidade Nova, é gratificante. “Ainda tenho fôlego para voltar e trazer a mulher e as crianças para a diversão”, diz.

Mais de cem postos de trabalho diretos estão sendo gerados somente na preparação da estrutura no Arena da Floresta. Assurbanipal Mesquita lembra que, “quando esses profissionais saírem de cena, outros serviços passarão a ser oferecidos, com outra gama de oportunidades de trabalho”.

Serviços públicos

Outros serviços ligados à limpeza e à iluminação do local estão sendo realizados pelo Município de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Cuidados com a Cidade (SMCCI). A Secretaria de Estado Justiça e Segurança Pública também trabalha na instalação do circuito eletrônico que monitora o acesso à folia.