Caravana do SUS chega ao Acre no dia 28 de julho

Mobilização nacional marca 20 anos de criação e lança campanha em defesa do Sistema Único de Saúde

 

A Caravana do SUS chega ao Acre no dia 28 de julho para marcar os 20 anos do Sistema Único de Saúde e lançar campanha que visa transformar o sistema em patrimônio social e imaterial da humanidade. Com acesso universal e gratuito a toda a população brasileira, o sistema ainda demonstra fragilidades como problemas no fluxo de atendimento. Durante a permanência da Caravana em Rio Branco, de 8 às 18 horas no Teatro Plácido de Castro, a partir do tema Todos em Defesa do SUS serão discutidos assuntos relacionados à gestão, modelo de atenção, complexo regulador e a regulamentação da Emenda Constitucional nº 29 que trata da regulamentação de critérios de distribuição dos recursos nas três esferas de governo para o setor público de saúde.

As comissões que organizam a visita da caravana ao Estado já fecharam seus trabalhos. A mobilização faz parte da agenda política do Conselho Nacional de Saúde para 2009, em parceria com o Ministério da Saúde e Conselhos Estaduais de Saúde, Nacional de Secretários de Saúde e Nacional de Secretarias Municipais de Saúde e movimentos sociais.

Um dos integrantes da equipe de coordenação e secretário executivo do Conselho de Secretários Municipais de Saúde, Wellyton Melo, lembra que no Acre o Sistema Único de Saúde atende de forma diferenciada nas áreas de tratamento de câncer com uma unidade de alta complexidade, atendimento a pacientes com problemas renais e com a realização de transplante de córnea. "Na maioria dos estados brasileiros para receber estes tratamentos, o cidadão é encaminhado a outras cidades maiores", diz.

Um dos problemas identificados no Estado que irá fazer parte do debate da Caravana no Acre é a defasagem quanto ao número de especialistas médicos de algumas áreas para suprir a demanda existente. "Esta carência de profissionais é real. Neurologista, por exemplo, sempre foi problema. E não é por falta de iniciativa do Governo do Estado, que abre concursos, mas não há inscrições", explica Wellyton Melo.

O Sistema Único de Saúde não possui similar em nenhum país. Atende a 100% da população independente de condição social ou outro fator. Depois do Acre, a Caravana do SUS segue para Belém, onde estará no dia 4 de agosto.

 

 

 

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter