Cantata de Natal emociona dezenas de famílias em frente ao Palácio Rio Branco

A Cantata de Natal emocionou dezenas de famílias que prestigiaram a apresentação na noite desta sexta-feira, 22, em frente ao Palácio Rio Branco, centro da capital acreana. Nos bastidores, crianças e adolescentes ouviam atentos as últimas instruções dos professores e do maestro da Escola de Música do Acre.

Crianças e adolescentes ouviam atentos as instruções dos professores e do maestro. Foto: Dhárcules Pinheiro/Secom

A apresentação foi dividida em dois grupos: o das crianças posicionadas nas janelas palacianas, e o dos adolescentes que intercalavam as canções atentos ao comando da orquestra nas escadarias do palácio. Foram oito canções que, pouco a pouco, emocionavam o público com a magia do natal.

A servidora pública, Cristina Farias, acompanhada da mãe Maria Cruz Farias, de 88 anos, professora aposentada, e do irmão e sobrinha, falou da alegria da retoma das programações de fim de ano.

Cristina Farias, acompanhada da mãe Maria Cruz Farias, de 88 anos, professora aposentada. Foto: Dhárcules Pinheiro/Secom

“Ficamos muito feliz, porque tivemos que ficar muito tempo em casa, por conta da pandemia e, agora, voltou de novo todas as programações. Isso é muito importante pra gente. Minha mãe ficou muito feliz de ver a apresentação musical, é muito importante para gente poder estar com ela aqui”.

Ana Maria Crisostimo levou as filhas e amigas para prestigiarem o coral da Escola de Música do Acre. Foto: Dhárcules Pinheiro

“É um sentimento de alegria, a gente celebrar o nascimento do Menino Jesus. As músicas trazem o sentimento de renovo, de fé que 2023 será um ano melhor. De paz realmente, e melhor para o nosso Acre”, disse a educadora física, Ana Maria Crisostimo, que esteve acompanhada das filhas e amigas.

O coral reuniu  aproximadamente 100 integrantes, entre crianças, adolescentes e professores. Foto: Marcos Vicentti/Secom

O pai André Ferreira, levou toda família para prestigiar o filho que fazia parte do coral, o jovem Jair Neto Ferreira de Medeiros, de 7 anos.

André Ferreira, levou toda família para prestigiar a participação do filho no coral. Foto: Dhárcules Pinheiro/Secom

“Veio a família inteira, minha esposa, meus sogros, avó, as tias e primas. Estamos em oito pessoas e até o avô dele fez questão de prestigiar. Estamos muito alegres de poder fazer parte desse momento tão importante para nosso filho e que emocionou a todos que saíram de suas casas para ouvir essas canções de natal”, conta Ferreira.

Eliane Nobre e o esposo Sérgio Nobre chegaram cedo, acompanhados dos dois filhos, para prestigiar a apresentação da filha, Fernanda Letícia Nobre, de 14 anos, que fazia parte do coral.

Eliane Nobre e o esposo Sérgio Nobre, acompanhados dos dois filhos, prestigiaram a apresentação da filha. Foto: Dhárcules Pinheiro/Secom

“Para gente é uma emoção a mais porque não esperávamos por esse momento de ter ela cantando no coral. Ela passou em todas as audições e vê-la cantar é algo que emociona demais a gente, pois ela falava desde criança que queria cantar, mas a gente achava que era coisa de criança. Esse ano ela foi sorteada com uma vaga e mostrou que realmente é algo que ela gosta e estamos vendo o resultado da sua dedicação”, conta Eliane.

O maestro e coordenador geral da Escola de Música, Afonso Portela, destacou o empenho das crianças e adolescentes, que tiveram somente dois meses para ensaiar todo repertório, que durou quase uma hora. O coral reuniu  aproximadamente 100 integrantes, entre crianças, adolescentes e professores.

O maestro e coordenador geral da Escola de Música, Afonso Portela, destacou o empenho das crianças e adolescentes para Cantata de Natal. Foto: Dhárcules Pinheiro/Secom

“Tivemos dois meses de ensaio para organizar esse repertório com professores e alunos. Tivemos uma mesclagem de várias faixas etárias, sendo que as crianças apresentaram a primeira música. A gente preparou um repertório de natal com mensagem de boa fé, de carinho e de amor. Com canções como: Noite Feliz, Glória, Aleluia, Jingle Bells, Bate o sino e as músicas clássicas de Natal, todas com arranjos feitos para violino, violoncelo, que com certeza emocionou o público”.

Foram oito canções que, pouco a pouco, emocionavam o público com a magia do natal. Foto: Dhárcules Pinheiro/Secom

A apresentação contou ainda com a participação do Coletivo de Cordas Friccionadas da Escola de Música do Acre em parceria com a Universidade Federal do Acre (Ufac). A Cantata de Natal é uma iniciativa do Governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes (SEE), e o apoio da Fundação Estadual de Cultura Elias Mansour (FEM), da Secretaria de Estado de Comunicação (Secom) e da Secretaria de Estado da Casa Civil (Secc).

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter