Campeonato de bandas e Fanfarras movimenta escolas e estudantes

Vintes escolas, da capital e do interior, participaram do campeonato de bandas e fanfarras. (Foto: SEE)

O 15º Campeonato Estadual de Bandas e Fanfarras, realizado pelo governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE), em parceria com a Associação de Bandas e Fanfarras do Acre (Abanfracre), movimentou escolas de diversos municípios acreanos.

Este ano, o evento foi realizado no Ginásio do Sesi e muitas escolas tiveram que vir à capital, Rio Branco, um dia antes, o que não chegou a ser um problema, já que as grandes escolas campeãs foram do interior, sobretudo de Cruzeiro do Sul, que ganharam as principais categorias.

Além de troféus e medalhas, as escolas vencedoras ainda tiveram direito a uma premiação em dinheiro, num total de R$ 25 mil, sendo R$ 5 mil para cada uma das cinco categorias (Percussão tradicional, Percussão melódica, Percussão sanfônica, Percussão marcial e banda marcial).

A diretora de gestão da SEE, professora Rosária Solon, destaca que o objetivo de todas as ações da Secretaria é integrar, sejam alunos, escolas e a própria sociedade, desenvolvendo uma cultura de paz.

“Tem escolas que vieram de locais distantes e estão desde ontem aqui em Rio Branco, pois temos bandas e fanfarras de diversos municípios e, por isso a recepção aos alunos tem sido muito importante, para que eles possam desenvolver o espírito de coletividade”, afirmou.

Competição ajuda alunos a interagir com os outros estudantes e com outras escolas. (Foto: SEE)

De acordo o regente da Escola Flodoardo Cabral, de Cruzeiro do Sul, Dafnis Dantas Costa, participar do Campeonato de Bandas de Fanfarras é muito gratificante. Explica que a escola disputa a competição desde 2005. “Já fui aluno da banda e hoje sou professor”, faz questão de dizer.

A escola já ganhou a competição em duas oportunidades, em 2005 e 2008, na categoria infanto-juvenil. Por isso a aluna Aline da Costa Martins, diz estar motivada para participar. “Estou nervosa, mas vou dar o meu melhor”, disse.

Outro regente que também tem história para contar é Neck da Silva Paes, da escola São Luiz Gonzaga, localizada no Distrito de Campinas, município de Plácido de Castro. Há dois anos ele é o regente da banda, que compete na categoria percussão marcial.

“Esse ano trouxemos um repertório diferenciado, menos técnico e com mais músicas populares para o pessoal ouvir e curtir, pois é muito bom ver essa turma junta, animada, sorrindo, fazendo e dando o melhor de si”, fez questão de dizer.

Confira as escolas campeãs:

Percussão Tradicional – Fontenele de Castro (Sena Madureira)

Percussão Sinfônica – Dom Henrique Ruth (Cruzeiro do Sul)

Percussão Marcial – Carlos Vasconcelos (Rio Branco)

Percussão Melódica – Craveiro Costa (Cruzeiro do Sul)

Banda Marcial – Neutel Maia (Rio Branco)

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter