Não tem desculpa

Campanha Nacional de Vacinação contra gripe é prorrogada até 15 de junho

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (gripe) que estava prevista para ter seu encerramento nesta sexta-feira, 1º, foi prorrogada até 15 do mesmo mês.

De acordo com o Ministério da Saúde (MS), essa prorrogação acontece em vista do possível impacto da greve dos caminhoneiros no transporte público, o que dificulta a ida das pessoas às unidades de saúde.

Dados divulgados pelo Ministério da Saúde  apontam que, nacionalmente, a cobertura da vacina já chegou a 66%. No Acre, o percentual é de 58,65% da população, mas a meta é alcançar 90% do público prioritário.

Vacina disponível nos postos e centros de saúde em todos os municípios (Foto: Júnior Aguiar)

Os municípios acreanos que mais vacinaram até agora foram Santa Rosa do Purus, com 84,81%, Porto Walter (82,83%) e Cruzeiro do Sul, que já alcançou a meta de 90%. Em contrapartida, Rio Branco registra 47,43%, seguido de Acrelândia (43%) e Jordão (39%), sendo esses os menores índices registrados.

Os dados apontam que entre os grupos prioritários os que menos se imunizaram no Acre até o momento foram as crianças e gestantes. A gerente do Programa Nacional de Imunização (PNI) no Acre, Dora Holanda, alerta: “Infelizmente, a população mais vulnerável é a que menos está se vacinando. Peço para as mães se conscientizarem sobre a importância da vacina. Não deixem para ultima hora, garantam o mais rápido possível a saúde de seus filhos”.

No que diz respeito aos casos de gripe no Brasil, o último boletim de influenza do MS mostra que até 26 deste mês foram registrados mais de 2 mil casos, sendo 335 deles com morte.

Vale lembrar que os grupos prioritários a serem imunizados são compostos por idosos a partir de 60 anos, crianças de seis meses a menores de cinco anos, trabalhadores da saúde, professores das redes pública e privada, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas privadas de liberdade, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade cumprindo medidas socioeducativas.