Campanha de vacinação alcança metas em alguns municípios do Acre

A campanha nacional de vacinação contra pólio e sarampo tem previsão para encerramento nesta sexta-feira, 12. A meta do Ministério da Saúde (MS) é imunizar 95% da população alvo em ambas as vacinas. No Acre, a campanha foi realizada nos 22 municípios, no entanto, apenas alguns alcançaram os resultados esperados.

Segundo a enfermeira da equipe técnica da Coordenação Estadual de Imunização e Rede de Frio Núbia Moreira, três municípios alcançaram a meta de vacinação contra sarampo e quatro contra a pólio.

No Acre, a campanha foi realizada nos 22 municípios (Foto: Arquivo Secom)
No Acre, a campanha foi realizada nos 22 municípios (Foto: Arquivo Secom)

Para que o Acre imunizasse 95% da população alvo contra a pólio, teriam que ser vacinadas 69.224 crianças, entretanto, apenas 44.825 foram imunizadas, o que representa 61,52 % do público esperado.  Foram imunizadas contra sarampo 35.107 crianças, o que representa 54,41% do público alvo – faltaram ser alcançadas 26.187 crianças em todo o estado.

“Os pais estão deixando de buscar imunização para as crianças, estão em uma zona de conforto, já que o Brasil está há vários anos sem a manifestação da pólio e mantém o sarampo controlado, mas não se pode descuidar da saúde da criança”, alertou a enfermeira.

Apesar do encerramento da campanha, as vacinas continuarão sendo disponibilizadas nas unidades de saúde.