Campanha contra polio é encerrada, mas vacina ainda está disponível

A campanha se encerrou no dia 31 de agosto (Foto: Acervo/Secom)
A campanha se encerrou no dia 31 de agosto (Foto: Acervo/Secom)

A 36ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, foi oficialmente encerrada na última segunda-feira, 31, no entanto o sistema do Ministério da Saúde (MS) estará aberto até o dia 10 de setembro para atualização e registro de dados.

A Coordenação Estadual de Imunização e Rede de Frio informa que os pais ou responsáveis que ainda não tiverem levado crianças de com idade entre seis meses a menores de cinco anos para receber a vacina, ainda podem comparecer aos postos de saúde.

“Temos ainda algumas equipes em campo realizando vacinação nas áreas indígenas e de difícil acesso, por esse motivo o sistema ainda está aberto para que esses dados possam ser atualizados”, explicou a enfermeira da Coordenação, Adriana Evangelista.

O Acre está com 75,51% de cobertura vacinal. Este ano, a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde foi de 95%. Somente os municípios de Bujari, Mâncio Lima, Marechal Taumaturgo, Plácido de Castro, Rodrigues Alves e Tarauacá alcançaram a meta. Rio Branco tem 76% de cobertura.

Senador Guiomard, Santa Rosa e Feijó são os municípios com os mais baixos índices de cobertura vacinal (30%, 33% e 47%, respectivamente).

No Brasil, os últimos registros de casos de poliomielite ocorreram em 1989. Desde então, o país mantém-se com incidência zero, recebendo da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), em 1994, a certificação de área livre de circulação do poliovírus selvagem.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter