Campanha contra a febre amarela é lançada no Acre

Ação conjunta entre o Ministério da Saúde, prefeituras e Governo do Estado pretende imunizar a população

vacina_foto_sergio_vale_01.jpg

A meta da campanha é vacinar 170 mil pessoas a partir dos 9 meses de idade em todo o Estado (Foto: Sérgio Vale/Secom)

A estratégia é para a proteção de todas as pessoas que ainda não foram vacinadas e ficam vulneráveis neste período, época em que é registrado o maior número de casos.

O lançamento da Campanha Estadual de Intensificação da Vacina Contra a Febre Amarela no Acre aconteceu nesta quinta-feira, 20, no Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais (CRIE).

A meta prevista é a vacinação de 170 mil pessoas a partir dos 9 meses de idade, -24% da população acreana. De julho de 2001 a setembro de 2010, foram imunizadas aproximadamente 520 mil pessoas, o que representa cerca de 75% de cobertura no Estado.

De acordo com a gerente do Programa Estadual de Imunização, Maria Auxiliadora Holanda, a vacina que protege contra a febre amarela é oferecida em todos e postos e Centros de Saúde para todas as pessoas que comprovadamente nunca tomaram a medicação e para quem não tomou o reforço, necessário a cada 10 anos.

“É importante que a população esteja atenta, pois, apesar de as vacinas estarem disponíveis nos 22 municípios do Estado, deve-se observar os critérios para a vacinação. Por exemplo: quem já tomou a vacina e fez o reforço regularmente não pode ser vacinada novamente, uma vez que a revacinação pode aumentar a frequência de reações indesejadas”, orienta Holanda.

Não podem receber a vacina crianças com menos de seis meses de idade, pessoas com o sistema imunológico comprometido por neoplasia, Aids, infecção pelo HIV, uso de drogas imunossupressoras, radioterapia, quimioterapia e  com história de reação anafilática relacionada a ovo de galinha e seus derivados, e mulheres grávidas.

No caso de pessoas soropositivas para HIV e que necessitam deslocar-se para áreas com risco de transmissão da febre amarela, a vacinação deve ser indicada, levando-se em consideração a contagem de CD4 e carga viral.

Tipos de febre amarela

A febre amarela pode ocorrer tanto em área silvestre – febre amarela silvestre – quanto em área urbana – febre amarela urbana.

Na febre amarela silvestre, o vírus circula entre os macacos, que ao serem picados pelos mosquitos silvestres repassam o vírus. O homem é infectado quando, ao entrar na mata, é picado por mosquitos infectados.

Já na febre amarela urbana o vírus é introduzido no ciclo pelo homem no período de viremia – vírus circulando no sangue. O vetor é o Aedes aegypti, o mesmo que transmite o vírus da dengue, que ao picar uma pessoa doente torna-se infectado e depois de passar pelo período de incubação está apto a transmitir o vírus.