alto acre

Caminhada marca início dos “16 Dias pelo Fim da Violência contra a Mulher” no Alto Acre

A caminhada contou com a participação dos alunos do ensino médio da escola estadual Kairala José Kairala (Foto: Luciano Pontes)

A campanha “16 dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher” foi  aberta oficialmente no Alto Acre, após  caminhada realizada na tarde de quinta, 23, no município de Brasileia.

Lideranças e representantes dos municípios de Assis Brasil e Epitaciolândia, além de alunos do ensino médio da escola estadual Kairala José Kairala, caminharam juntos pelo fim da violência contra a mulher. “É muito importante conversamos desde agora, para combatermos dentro da escola essa desigualdade, não podemos mais ser consideradas inferiores aos meninos”, afirmou  Emily Kelly, 15 anos, estudante do 1º ano.

A Secretária Concita Maia, titular da pasta de Políticas para as Mulheres, destacou o verdadeiro sentido de promover esse tipo de campanha. “Nós acreditamos em um mundo igualitário e de paz, em que todos possam ter sua comida na mesa e seu trabalho digno, mas estamos aqui, principalmente, para dizer basta, viver sem violência é um direito de todas as mulheres”, destacou Concita.

Sobre a caminhada, a Secretária afirmou: “Estou muito orgulhosa e honrada em participar desse momento histórico das bravas mulheres do Alto Acre”.

Organizada pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Políticas para as Mulheres/CEAM Alto Acre, em parceria com as prefeituras municipais e organizações da sociedade civil, a campanha levará palestras, rodas de conversas e ações culturais a vários espaços da cidade.

A Campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres é uma mobilização anual, praticada simultaneamente por diversos atores da sociedade civil e poder público engajados nesse enfrentamento. Desde sua primeira edição, em 1991, já conquistou a adesão de cerca de 160 países. Mundialmente, a Campanha se inicia em 25 de novembro, Dia Internacional da Não Violência contra a Mulher, e vai até 10 de dezembro, o Dia Internacional dos Direitos Humanos, passando pelo 6 de dezembro, que é o Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres.