Cameli comemora liderança da educação acreana em avaliação do Ideb

O governador Gladson Cameli celebrou nesta quarta-feira, 16, juntamente com o secretário Mauro Sérgio Cruz e equipe da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes (SEE), os expressivos resultados alcançados pelo Acre no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Pelo segundo ano seguido, o estado foi líder na região Norte entre as séries iniciais do ensino fundamental, que vai do 1º ao 5º ano.

Em um ranking que varia de 0 a 7 pontos, a nota obtida pelo Acre foi de 6,2. De 2017 para 2019, o salto nestas séries iniciais foi de 1,6%. A iniciativa mediu as boas práticas escolares da rede estadual de ensino em todo o país. Nas séries dos anos finais do fundamental (6º ao 9º ano), o crescimento foi ainda maior. No mesmo período, o índice foi de 2,13%.

Já no ensino médio, o Acre teve alta de 2,57%, entre 2017 e 2019. Nas regiões Norte e Nordeste, que abrange 16 unidades federativas, o estado ocupou a quinta colocação no Ideb, com a nota 3,74.

Governador Gladson Cameli não vem medindo esforços para melhorar a qualidade da educação pública acreana Foto: Diego Gurgel/ Secom

De acordo com o governador Gladson Cameli, investir em educação tem sido uma prioridade de sua administração. Desde o início de seu governo, novas escolas foram inauguradas, professores efetivos contratados, uma nova refeição foi implementada na merenda escolar, além da distribuição gratuita de uniformes aos estudantes, entre outros importantes avanços conquistados.

“Como governante, sei do poder transformador da educação e tenho procurado dar atenção especial para esta área tão significativa. Esta avaliação demonstra que estamos no caminho certo e nos motiva a trabalhar ainda mais para que a nossa juventude tenha um ensino público de qualidade. Gostaria de parabenizar toda a equipe da Secretaria de Educação pelo compromisso e dedicação que demonstram no dia a dia”, afirmou o governador.

Ao lado do governador, secretário Mauro Sérgio Cruz comemorou avanço alcançado pelo Acre no Ideb Foto: Diego Gurgel/Secom

Para o secretário Mauro Sérgio Cruz, o grande desafio é melhorar a avaliação do Acre no que se diz respeito ao ensino médio. O titular da Educação aproveitou a oportunidade para comemorar os resultados obtidos pelos 150 mil alunos espalhados em 614 escolas públicas nos 22 municípios do estado.

“O Acre avançou em todos os segmentos, com o primeiro lugar na região Norte no ensino fundamental. No ensino médio, precisamos trabalhar ainda mais para que possamos melhorar, sobretudo, o fluxo, que acaba impactando negativamente no resultado. Mesmo assim, é importante ressaltar que o ensino médio avançou. Com muito trabalho, eu tenho certeza que vamos continuar melhorando ainda mais”, pontuou.

Criado há três anos, o Ideb é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar obtidos no Censo Escolar, e das médias de desempenho no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). O indicador reúne resultados de dois conceitos importantes para a qualidade da educação, que são o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter