Resultado Final do PJB

Câmara dos Deputados divulga resultado do Programa Parlamento Jovem Brasileiro

A câmara dos deputados divulgou na última sexta-feira, 2, o resultado final do Programa Parlamento Jovem Brasileiro (PJB).  O programa torna pública a lista dos 78 jovens selecionados para representar seus respectivos estados em uma jornada parlamentar em Brasília.

O programa, criado pela resolução da Câmara dos Deputados nº 12/03 em 2003, propõe que os jovens que cursam nível médio, regularmente matriculados, com idades entre 16 e 22 anos, elaborem projetos de lei que tragam alternativas de melhoria para a sociedade.

É uma jornada legislativa jovem que muito se assemelha ao processo legislativo real Foto: Divulgação

O melhor projeto de lei foi pré-selecionado pela Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte (SEE), com base em critérios pré-definidos criados pela Câmara dos Deputados. Com isso, os alunos selecionados irão para Brasília pelo período de uma semana com todas as despesas pagas.

O PJB é um programa que busca contribuir para o desenvolvimento e o conhecimento sobre como se organiza a democracia representativa. “É de suma importância instigar os nossos jovens a observar e refletir sobre a realidade do nosso estado e país, a fim de criar respostas para os problemas encontrados e propor possíveis alternativas por meio de um projeto de lei”. Relatou a servidora do Departamento de Inovação da SEE, e coordenadora do programa, Anne Ruela.

“É muito interessante ver que nossos estudantes estão engajados e preocupados com o futuro do país”, acrescentou a servidora.

Cada jovem que se envolve na elaboração de um projeto de lei tem a oportunidade de obter novos aprendizados e de desenvolver sua cidadania. Foto: Divulgação

O programa conta ainda como uma oportunidade única para os estudantes de nível médio de vivenciar na prática a jornada de trabalho dos deputados federais. Dessa forma, o programa propõe que os 78 jovens debatam temas que abordem questões de grande importância para o nosso país, participando ativamente de todo o processo e dando voz a suas ideias.

Os estudantes selecionados tomam posse como jovens deputados entre os dias 23 a 27 de setembro. Mais informações, consultar o resultado pelo site https://www2.camara.leg.br/a-camara/programas-institucionais/educacao-para-a-cidadania/parlamentojovem/2019/finalistas-pjb-2019/finalistas-pjb-2019