Caixa anuncia pagamento do FGTS para vítimas de enxurrada em Rio Branco

Nesta sexta-feira, 20, a Caixa Econômica Federal (CEF), anunciou o pagamento do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para os trabalhadores vitimas do transbordamento de igarapés que atingiu cerca de três mil residências na zona rural e urbana de Rio Branco.

Nos dias 13 e 14 de fevereiro deste ano, uma forte chuva de 277,44 mm inundou os principais igarapés em Rio Branco. O quantitativo de chuvas que era esperado para todo o mês ocorreu em apenas dois dias sobre a cidade e ocasionou o transbordamento dos igarapés Judia, Almoço, Dias Martins, São Francisco e Batista, atingindo as residências e desabrigando diversas famílias.

Em decorrência da inundação, a gestão do município decretou situação de emergência, que teve o reconhecimento do governo federal.  Dessa forma, moradores das áreas atingidas e que possuem saldo em conta vinculada do FGTS poderão solicitar o saque junto à Caixa.

Segundo o coordenador da Defesa Civil Municipal, coronel George Santos, durante o sinistro as famílias receberam o acompanhamento necessário. A partir de então, os dados referentes a essas pessoas foram para a Caixa, a fim de que seja liberado o valor a ser pago.

“Durante todo o período de chuvas equipes da Defesa Civil esteve acompanhando a situação e faz todo o levantamento da quantidade de famílias que tiveram suas residências atingidas pela cheia dos igarapés, todo o levantamento desses dados foi repassado à Caixa. Por meio de um aplicativo no ato do pedido de saque as informações serão processadas e dirá se o trabalhador tem ou não direito ao saque”, disse o coordenador da Defesa Civil Municipal, coronel George Santos.

Acesso ao benefício

De acordo com o decreto nº 5.113, de 22 de junho de 2004, o saque poderá ser feito no valor de até R$ 6.220. O superintendente regional da Caixa, Marcio Fiod, informa que durante nove dias os trabalhadores, que têm direito ao benefício, devem procurar a instituição para ter acesso ao benefício.

“Os atendimentos serão realizados na Superintendência da Caixa, no bairro Estação Experimental. Teremos uma equipe preparada para receber esses trabalhadores. O saque poderá ser realizado de 2 a 11 de maio e esperamos que esses beneficiados possam procurar a Caixa e receber os valores a que têm direito”, destacou Fiod.

Para agendar o atendimento e receber o benefício é necessário ter em mãos o comprovante endereço, carteira de identidade e número do PIS. O agendamento poderá ser feito na Superintendência a partir da próxima segunda-feira, 23, ou pelos telefones 99955-4163 e 3212-6318.

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter