aprimoramento técnico

Cabo da PM do Acre se forma em curso de Policiamento de Trânsito em São Paulo

Em busca de aprimoramento técnico na sua área de atuação, o cabo da Polícia Militar do Acre (PMAC) Mário Coelho passou aproximadamente um mês, entre março e abril, em solo paulistano. O militar acreano é um dos 36 profissionais a concluir o Curso de Especialização Profissional de Trânsito Urbano, realizado no Comando de Policiamento de Trânsito (CPTRAN/PMESP), em São Paulo (SP).

O curso foi realizado no Comando de Policiamento de Trânsito (CPTRAN/PMESP), em São Paulo (SP). Foto: cedida

Desde 2018 nas fileiras do Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran), o cabo, que é oriundo do Curso de Formação de Soldados 2013, tem se destacado no desenvolvimento de suas atividades profissionais e, como sua atividade é dinâmica e exige atualização constante, buscou se especializar na área. “O curso é um divisor de águas na minha carreira, pois o trânsito requer muito estudo e dedicação. Devemos buscar constantemente atualizações, pois o trânsito é algo que muda constantemente”, explica.

Com uma carga de 188 horas-aula, o treinamento aborda variadas temáticas, como Legislação de Trânsito, Segurança no Trânsito, Técnicas de Policiamento de Trânsito Urbano e outras que, aliadas à distância de casa e à saudade do lar, tornam o período mais desafiador. Entretanto, o militar acreano destaca o acolhimento dos colegas paulistas ao único “estrangeiro” do curso.

“Ficar longe de casa, da sua cidade e próximo de uma cultura diferente foram as maiores dificuldades que encontrei. Mas é importante ressaltar que todos me receberam de braços abertos e me auxiliaram durante todo o processo do curso, até a conclusão com êxito da capacitação, firmando essa parceria entre as instituições policiais militares”, relata o policial, que deve repassar os conhecimentos aos colegas.

A oportunidade de capacitação é fruto do convênio estabelecido entre a PMAC e o Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran/Acre), que contempla ajuda de custo ao profissional da Segurança Pública durante o curso. O militar acreano entra no grupo de policiais que se aperfeiçoaram em outras unidades federativas nas suas áreas de atuação, um dos marcos da atual gestão da instituição.