Brinquedoteca é inaugurada em abrigo de imigrantes em Rio Branco

Brinq. 1
Crianças se divertem com a variedade de brinquedos (Foto: Edna Medeiros/Secom)

As brinquedotecas proporcionam às crianças compreensão de muitas coisas por meio do brincar, entre elas a compreensão de si, dos outros, dos adultos e do mundo. Foi com esse objetivo que o governo do Estado, por meio das Secretarias de Desenvolvimento Social (Seds) e de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), inaugurou uma brinquedoteca para crianças haitianas, dominicanas e senegalesas que estão no abrigo de imigrantes em Rio Branco.

A entrega do espaço foi na manhã desta segunda-feira, 27, e contou com a presença de crianças e pais, do secretário da Sejudh, Nilson Mourão, da secretária adjunta da Seds, Regina Lino, e servidores das duas secretarias.

As crianças não cabiam em si de alegria ao se depararem com os brinquedos, lápis, pincéis e livros. Uma dessas crianças é a haitiana Yashira Vibrun, de 9 anos. Em espanhol, relata que estar feliz com o novo espaço. “Gostei muito daqui, é colorido e alegre. Podemos brincar, desenhar e pintar. Vou ficar sempre por aqui até irmos embora”, relata.

Para Regina Lino, o espaço foi pensado para que as crianças possam relembrar momentos alegres de sua infância em seu país de origem. “Apesar do sofrimento, sempre há momentos de alívio. A brinquedoteca está aqui para proporcionar esses bons momentos na vida dessas crianças”, disse.

Segundo Nilson Mourão, nesses quase cinco anos de acolhimento humanitário, o Acre já vivenciou muitos gestos bonitos. “Mas ações como essa são de uma grandeza humana extraordinária. Já fizemos tantas coisas, e por aqui já passaram muitas crianças. No meio dessa situação dramática, surge este espaço, que representa a fuga dos problemas e a possibilidade de dar asas à imaginação dessas crianças”, destacou.

Autoridades prestigiam a entrega da brinquedoteca (Foto: Edna Medeiros/Secom)
Autoridades prestigiam a entrega da brinquedoteca (Foto: Edna Medeiros/Secom)

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter