Bombeiros alertam para cuidados na hora de trocar o gás de cozinha

O gás liquefeito de petróleo (GLP), mais conhecido como gás de cozinha, é utilizado nas ações diárias de aquecimento de alimentos e atividades domésticas. O Corpo de Bombeiros Militar orienta sobre como prevenir e evitar acidentes no manuseio e troca de botijas.

Os bombeiros alertam para os riscos durante a troca do botijão de gás (Foto: Angela Peres)
Os bombeiros alertam para os riscos durante a troca do botijão de gás (Foto: Angela Peres)

Os cuidados devem começar na instalação do botijão. É necessário identificar os principais componentes dele e os objetivos de cada um. As abraçadeiras são utilizadas para fixar a mangueira, que deve ser fixada ao regulador de pressão e ao botijão.

De acordo com o capitão Cláudio Falcão, do Corpo de Bombeiros, as mangueiras de gás e o regulador têm prazos de validade que devem ser observados com frequência. “Normalmente são cinco anos. Além disso, os queimadores [bocas do fogão] também precisam de manutenção, pois podem apresentar vazamentos.”

Falcão ressalta ainda que, na hora da troca, não devem ser usadas ferramentas para apertar, ou bater – basta usar a força das mãos. Outro detalhe a ser observado é que a mangueira de gás não deve estar por detrás do fogão, pois, com o aquecimento do forno, ela pode romper e ocasionar um incêndio. “Nunca armazene botijas dentro de casa”, lembra o capitão.

O Corpo de Bombeiros Militar realiza vistorias periódicas nos estabelecimentos comerciais para averiguar alguma situação de perigo e revalidar os alvarás. Nunca armazene botijas dentro de casa.

Cuidados devem ser tomados

Ao adquirir o botijão, verifique visualmente as condições de conservação, se possui alguma área enferrujada ou amassada. Confira também o selo de garantia do produto (lacre) observando se está violado ou não. Caso perceba qualquer irregularidade, exija a troca imediata da botija.

Compartimentos com pouca circulação de ar, ou próximos a ralos, devem ser evitados, pois o gás é mais pesado que o ar e poderá se concentrar ou entrar por esses locais, aumentando o risco de explosão por queima acelerada do gás.

Ao trocar o botijão observe os seguintes cuidados:

Verifique se está tudo fechado antes de trocar o botijão

Não ligue qualquer fonte de calor durante a operação de troca

Retire o lacre do botijão

Coloque o regulador de pressão ajustando-o sem o uso de ferramentas, para não causar danos.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter