Bomba da Estação de Tratamento de Água volta a funcionar

O Departamento de Pavimentação e Saneamento (Depasa) informou que a Estação de Tratamento de Água (ETA 2) foi colocada novamente em funcionamento na tarde desta quarta-feira, 22.

As duas bombas da estação haviam entrado em pane, o que casou na manhã de terça-feira, 21, sua paralisação, interrompendo o fornecimento de água de quase toda a cidade.

Ainda assim, o superintendente do Depasa em Rio Branco, Miguel Félix, explica: “O problema já foi corrigido e a bomba está em operação novamente. Porém, com a parada inesperada no sistema, demoraremos algumas horas para que todo o fornecimento de água na capital seja normalizado”.

Entenda o problema

A ETA 2 possui duas bombas, sendo que uma está sempre em funcionamento, enquanto a outra funciona como reserva. A ETA 2 também é responsável por abastecer a ETA 1 em 40% do seu volume. Com as duas bombas deixando de funcionar uma após a outra, todo o abastecimento foi comprometido.

Uma equipe do Depasa com 10 a 15 pessoas, entre mecânicos, eletricistas e hidráulicos, trabalhou ininterruptamente para corrigir o problema ainda nesta terça-feira, precisando esvaziar todo o complexo antes.

Com isso, uma das bombas voltou a funcionar das 15 às 19 horas, apenas, quando apresentou defeito novamente, precisando passar por todo o processo mais uma vez para recuperação do equipamento nesta quarta.