Boletim Rio Acre e Queimadas – 28/08/2017

Com a elevação de 10 centímetros nas últimas 24 horas na capital, o Rio Acre alcançou a marca de 2,16 metros na manhã desta segunda-feira, 28, de acordo com os dados da Defesa Civil Estadual.

Na cidade de Brasileia, o manancial elevou 19 centímetros e chegou ao nível de 1,41 metro. Já em Xapuri (1,92 metros) e Capixaba (1,70 metro), houve elevação em suas marcas, juntamente com o Riozinho do Rola, que registrou a cota de 11,24 metros.

O governador Tião Viana decretou Situação de Emergência no Acre por Estiagem na última semana. A publicação consta na edição do Diário Oficial do Estado do Acre (DOE) e atende as recomendações da Defesa Civil Estadual, que leva em consideração a escassez de chuvas, registrada em sua maior parte nos meses de agosto, setembro e outubro.

O decreto se estende aos perímetros urbano e rural de Porto Acre e Rio Branco, perfazendo um total superior a 418 mil habitantes.

Captação de água

Com o monitoramento contínuo da rede de captação das Estações de Tratamento de Água (ETAs), devido ao baixo nível do Rio Acre, o Departamento Estadual de Pavimentação e Saneamento (Depasa) segue executando ações do Plano de Contingência para o abastecimento.

Obras estruturais estão sendo executadas nos reservatórios de Acrelândia, Porto Acre, Bujari, Feijó, Tarauacá, Cruzeiro do Sul e Jordão, seguindo as orientações do plano no intuito de minimizar os impactos da estiagem.

Abastecimento

Nesta semana, o governo do Acre, por meio do Depasa, conclui os serviços de ampliação da rede de distribuição de água do Loteamento Praia do Amapá, em Rio Branco, e está na fase de testes para consolidar o abastecimento da região.

A autarquia segue com a mesma norma de atuação e evitará acionar qualquer tipo de contenção de distribuição de água na cidade. Caso necessário, comunicará a comunidade sobre tais procedimentos, seguindo o planejamento de contingência. Por isso a importância da conscientização do não desperdício.

Qualquer denúncia contra o desperdício de água na capital pode ser relatada pelos consumidores residentes da capital por meio do telefone 0800 721 1314, pela página do Facebook Depasa Governo do Acre, no número de whatsapp 99238 0101, ou se dirigindo à Central de Serviços Públicos (OCA).

Queimadas

No período de 1 de janeiro a 28 de agosto, o Acre registra o acumulado de 1.495 focos de calor.

Somente neste mês foram registrados 981 focos de calor, segundo dados de satélite do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), com destaque negativo para Tarauacá, Feijó e Cruzeiro do Sul.

Com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre a importância da prevenção e combate aos focos de incêndio em áreas rurais e urbanas, diversas ações educativas, de fiscalização e reuniões estão sendo promovidas pelo governo do Acre em parceria com os órgãos representantes do Meio Ambiente, Bombeiros, Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE) e demais entidades.

Até agora o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e o Imac já aplicaram mais de R$ 2 milhões em multas.

Na última semana, a Operação Onda Verde apreendeu motosserras, armas, comida e até tratores, que estavam em posse de madeireiros ilegais em um acampamento montado dentro da floresta, na região de Acrelândia.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter