Monitoramento

Boletim Rio Acre e Queimadas – 25/08/2017

O nível do Rio Acre apresentou uma elevação de sete centímetros nas últimas 24 horas na capital e alcançou a marca de 1,98 metro, segundo dados repassados pela Defesa Civil Estadual.

O manancial registrou uma redução de quinze centímetros em Brasileia, com 1,33 metro. Já em Xapuri (2,29 metros) e Capixaba (1,56 metro), houve elevação em suas marcas, juntamente com o Riozinho do Rola, que registrou a cota de 11,18 metros.

Nesta sexta-feira, 25, o governador Tião Viana decretou Situação de Emergência no Acre por Estiagem. A publicação consta na edição de hoje do Diário Oficial do Estado do Acre (DOE) e atende as recomendações expressas do relatório produzido pela coordenação da Defesa Civil Estadual.

A medida governamental leva em consideração a escassez de chuvas, registrada em sua maior parte nos meses de agosto, setembro e outubro.

O Decreto de Emergência se estende aos perímetros urbano e rural de Porto Acre e Rio Branco, perfazendo um total superior a 418 mil habitantes. A medida autoriza o Estado a tomar medidas emergenciais para manter o abastecimento nestas regiões.

Captação de água

Com o monitoramento contínuo da rede de captação das Estações de Tratamento de Água (ETAs), devido ao baixo nível do Rio Acre, o Departamento Estadual de Pavimentação e Saneamento (Depasa) segue executando ações do Plano de Contingência para o abastecimento.

Obras estruturais estão sendo executadas nos reservatórios de Acrelândia, Porto Acre, Bujari, Feijó, Tarauacá, Cruzeiro do Sul e Jordão, seguindo as orientações do plano no intuito de minimizar os impactos da estiagem.

Rio Madeira

Na região do Abunã, localizada no estado de Rondônia, o Rio Madeira registrou uma elevação de quinze centímetros nas últimas 24 horas e está com a cota de 10,70 metros, de acordo com informações da Agência Nacional de Águas (ANA).

Queimadas

No período de 1 de janeiro a 25 de agosto, o Acre registra o acumulado de 1.213 focos de calor.

Somente neste mês foram registrados 699 focos de calor, segundo dados de satélite do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), com destaque negativo para os municípios de Tarauacá, Feijó e Cruzeiro do Sul.

Com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre a importância da prevenção e combate aos focos de incêndio em áreas rurais e urbanas, diversas ações educativas, de fiscalização e reuniões estão sendo promovidas pelo governo do Acre em parceria com os órgãos representantes do Meio Ambiente, Bombeiros, Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE) e demais entidades.

A direção do Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac) informa que o valor das multas aplicadas pelos fiscais do órgão e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) já supera os R$ 2 milhões.