Boletim Rio Acre e Queimadas – 24/08/2017

O nível do Rio Acre apresentou uma elevação de nove centímetros nas últimas 24 horas na capital e alcançou a marca de 1,91 metro, segundo dados repassados pela Defesa Civil Estadual.

O manancial registrou uma redução de vinte centímetros em Brasileia, com 1,49 metro. Já em Xapuri (2,26 metros) e Capixaba (1,51 metro), houve elevação em suas marcas. O Riozinho do Rola registrou uma redução de 48 centímetros e está com a cota de 11,17 metros.

Com o monitoramento contínuo da rede de captação das Estações de Tratamento de Água (ETAs), devido ao baixo nível do Rio Acre, o Departamento Estadual de Pavimentação e Saneamento (Depasa) segue executando ações do Plano de Contingência para o abastecimento.

Obras estruturais estão sendo executadas nos reservatórios de Acrelândia, Porto Acre, Bujari, Feijó, Tarauacá, Cruzeiro do Sul e Jordão, seguindo as orientações do plano no intuito de minimizar os impactos da estiagem.

Nesta semana, frentes de serviços da autarquia realizam as obras de ampliação da rede de distribuição de água do Loteamento Praia do Amapá, em Rio Branco. A intervenção provocará maior fluidez na rede de abastecimento da comunidade e demais bairros do entorno, como o Taquari, por exemplo.

Qualquer denúncia contra o desperdício de água pode ser relatada pelos consumidores residentes da capital por meio do telefone 0800 721 1314, pela página do Facebook Depasa Governo do Acre, no número de whatsapp 99238 0101 ou se dirigindo à Central de Serviços Públicos (OCA), localizada na região central de Rio Branco.

Rio Madeira

Na região do Abunã, localizada no estado de Rondônia, o Rio Madeira registrou uma elevação de cinquenta e dois centímetros nas últimas 24 horas e está com a cota de 10,55 metros, de acordo com informações da Agência Nacional de Águas (ANA).

Queimadas

No período de 1 de janeiro a 24 de agosto, o Acre registra o acumulado de 1.041 focos de calor.

Somente neste mês foram registrados 527 focos de calor, segundo dados de satélite do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), com destaque negativo para os municípios de Tarauacá, Feijó e Cruzeiro do Sul.

Com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre a importância da prevenção e combate aos focos de incêndio em áreas rurais e urbanas, diversas ações educativas, de fiscalização e reuniões estão sendo promovidas pelo governo do Acre em parceria com os órgãos representantes do Meio Ambiente, Bombeiros, Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE) e demais entidades.

A direção do Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac) informa que as multas aplicadas pelos fiscais do órgão e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) já superam os R$ 2 milhões.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter