Boletim 30/04/2018

Durante todo o período do chamado inverno amazônico, devido ao volume de chuvas, a Defesa Civil Estadual e Municipal realizaram diariamente o monitoramento do nível das águas dos rios acreanos, além do rio Madeira, em Rondônia.

Com constantes oscilações, o volume de águas chegou a deixar as autoridades em alerta. A maior marca registrada foi de 27 centímetros a mais que a cota de transbordamento que é de 14 metros.

Nos dias 13 e 14 de fevereiro deste ano, uma forte chuva de 277,44 mm inundou os principais igarapés em Rio Branco. O quantitativo de chuvas que era esperado para todo o mês ocorreu em apenas dois dias sobre a cidade e ocasionou o transbordamento dos igarapés Judia, Almoço, Dias Martins, São Francisco e Batista, atingindo as residências e desabrigando diversas famílias.

De fevereiro a abril as chuvas não ocorreram com tanta intensidade e a instabilidade ocorreu dentro do esperado para o período.

Nesta segunda-feira, 30 de abril, na capital o nível do rio Acre é de 6,22 metros. Considerado seu principal afluente, o Riozinho do Rola, nas proximidades de Rio Branco está com 6,18 metros.

Xapuri, Brasileia e Assis Brasil registram 5,79 m, 2,93 m e 4,14 metros respectivamente.

BR 364

O nível do Rio Madeira, na região do Abunã é de 20,51 metros. O fluxo de veículos pela rodovia segue normalmente.

  • Fonte: Agência Nacional das Águas – ANA

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter