Boletim 21/03/2015 – Manhã

cabecalho-boletim-alagacao-2015Apesar das fortes chuvas que ocorreram nos últimos dias, o Rio Acre apresenta sinais de vazante. Na manhã deste sábado, 21, a Defesa Civil informou que rio baixou 16 centímetros na medição de hoje realizada as seis horas, chegando a marca de 15,30 metros. A Defesa Civil aleta para as famílias não voltem para casa por conta própria, pois a previsão de mais chuvas para esse fim de semana.

Em Rio Branco, 18 bairros ainda estão alagados e 1,260 ainda estão em cinco abrigos públicos. A Operação de Limpeza dos bairros continua em várias partes da cidade

Interior do estado e Madeira

Em Assis Brasil, o rio continua com vazante e registrou a marca de 4,71 metros. Os municípios de Brasileia e Epitaciolândia o ria Acre está com nível de 5,38 e subiu 20 centímetros de ontem para hoje.

Em Xapuri o rio Acre está com o manancial em 6,80 metros, Tarauacá apesar de passar da cota de transbordamento ser de 9,50 metros, o rio que leva o nome da cidade, continua baixando e na manhã de hoje registrou à marca de 10,14 metros.

Já o rio Abunã segundo a medição da Agência Nacional de Águas (ANA), subiu três centímetros e na medição das seis horas de hoje chegou a marca de 21,99 metros. O Riozinho do Rola registrou a marca de 15,39.

Alerta

Neste momento o poder público orienta a população para que economize água. Quando as pessoas forem autorizadas a voltar para casa, inicia-se o processo de limpeza, que irá acarretar no aumento da demanda de água.

As secretarias de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) e de Rio Branco, por meio das Vigilâncias em Saúde, alertam a população sobre os riscos e as medidas que devem ser tomadas durante o período. Para evitar doenças como leptospirose, hepatite, febre tifoide e diarreia, as pessoas que estão nos locais atingidos pela enchente devem redobrar seus cuidados em relação ao consumo de água, manuseio de alimentos e higiene em geral.

Saiba mais no endereço:http://www.agencia.ac.gov.br/acre/secretaria-de-saude-da-orientacoes-sobre-cuidados-durante-a-enchente.

Doações

Coordenado pela primeira-dama do município, Gicélia Viana, o movimento Rio Branco Amiga, encabeçou uma das campanhas de arrecadação de donativos às famílias atingidas pela cheia. Alimentos não perecíveis, leite em pó, massa para mingau, fraldas descartáveis infantis e geriátricas estão entre os itens que podem ser doados. O cidadão que tiver interesse em colaborar com a campanha deve levar as doações aos pontos de coleta, instalados na Central de Abastecimento (Ceasa), na Estrada da Sobral com a Via Verde.

Outro movimento, o Acre Solidário, é coordenado pela primeira-dama do Estado, Marlúcia Cândida. Os donativos são distribuídos às famílias desabrigadas do Estado. A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) é responsável pelo armazenamento das doações. Os pontos de coleta são: Via Verde Shopping, Uninorte, Fieac, Mais Academia, igrejas Santa Inês, Assembleia de Deus, Batista do Bosque, Internacional da Graça e rede de supermercados Araújo do Tangará, Aviário, Isaura Parente e Via Chico Mendes.

Também podem ser doados alimentos não perecíveis, roupas, colchões, massa para mingau, leite em pó, material de higiene pessoal e limpeza, lençóis e fraldas infantis e geriátricas. Para doações em outros estados, os interessados devem realizar depósito na conta corrente “SOS Enchente Rio Acre”, Banco do Brasil C/C 500-2, Agência 0071-x, CNPJ 14346589/0001-9.

rodape-acre-solidario-2015