Boletim 15/01/2017 – Medição das 15 horas

Desde as primeiras horas desta segunda-feira, 15, o Rio Acre vem apresentando sinais de vazante em várias cidades, distanciando-se, assim, da cota de alerta. Mas governo do Estado e a prefeitura de Rio Branco estão alerta para o caso de uma possível cheia. Na medição realizada pela Defesa Civil Estadual às 15 horas, o manancial estava em 12,90 metros. Já no Riozinho do Rola, que também continua baixando, as águas estão em 10,21 metros.

Em Assis Brasil, as águas do Rio Acre estão mais elevadas, com o nível de 6,28 metros; Em Brasileia o nível atual é de 3,71 metros; Xapuri está com 8,28 metros e Capixaba, 9,19 metros.

Plano de Contingência

O governo do Acre, em parceria com a prefeitura de Rio Branco e os demais órgãos, executa as ações descritas no plano de contingência para um eventual transbordamento e alagação de bairros na capital.

Como medida preventiva, a prefeitura de Rio Branco já deu inicio à construção de abrigos no Parque de Exposição Wildy Viana. Os técnicos do Departamento de Estradas de Rodagem (Deracre), juntamente com o Corpo de Bombeiros, realizaram a retirada de troncos e galhos de árvores para evitar o acumulo de balseiros nas colunas das pontes, região central de Rio Branco.

O Departamento Estadual de Pavimentação e Saneamento (Depasa) segue com o monitoramento das bombas em balsas flutuantes, no intuito de evitar que possíveis entulhos sobre as águas do Rio Acre atinjam os equipamentos e causem problemas na distribuição de água tratada.

Rio Madeira

O nível do Rio Madeira registrou na região do Abunã a marca de 19,88 metros. Em Porto Velho, o nível está em 13,60 metros, conforme medição da Agência Nacional de Águas (ANA), onde o manancial também se mantém em processo de redução.

O governo do Acre segue em diálogo com o governo de Rondônia, com os órgãos federais e a diretoria das usinas de Jirau e Santo Antônio, para monitorar o nível do Rio Madeira de forma a garantir o tráfego de veículos na BR-364, na região do Abunã.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter