Boletim 13/03/2015 – Manhã

cabecalho-boletim-alagacao-2015Boletim integrado governo do Estado e prefeitura de Rio Branco

O nível do Rio Acre na capital acreana se manteve estável durante 15 horas. Mas, segundo medição das 9 horas desta sexta-feira, 13, o manancial voltou a apresentar aumento de dois centímetros e alcança o nível de 16,19 metros.

Segundo o monitoramento da sala de situação, montada no Corpo de Bombeiros, não há previsão de chuvas significativas para a região leste do Acre, que influencia no nível do rio na capital acreana.

Por causa disso, não existe expectativa de subida significativa nas próximas horas. Pelo contrário, a previsão é de que até o próximo domingo, 15, o Rio Acre, em Rio Branco, continue baixando e atinja cota dentro da faixa dos 15 metros.

Oitocentas e dez famílias que estavam abrigadas em escolas públicas já retornaram para suas residências. Ainda existem 15 abrigos montados na capital acreana, que acomodam 2.204 famílias.

Já o Riozinho do Rola apresenta uma considerável vazante nesta manhã. Na medição das 9 horas, a cota alcança 15,80 metros.

Interior do estado e Madeira

No interior do estado, os níveis do Rio Acre em Assis Brasil e Brasileia continuam apresentando vazante.

Em Xapuri, por causa das fortes chuvas registradas, houve um aumento no nível e o rio alcança 11,35 metros. A cota de transbordamento de Xapuri é de 13,40 metros.

Uma outra preocupação vem de Sena Madureira. O Rio Yaco voltou a subir e na medição das 9 horas apresenta 16,19 metros. São 2,19 metros acima da cota de transbordamento.

A enchente no município já afeta mais de 600 pessoas. 119 delas estão alojadas em abrigos públicos.

Alerta

Neste momento o poder público orienta a população para que economize água. Quando as pessoas forem autorizadas a voltar para casa, inicia-se o processo de limpeza, que irá acarretar o aumento da demanda de água.

As secretarias de Saúde do Acre (Sesacre) e de Rio Branco, por meio das Vigilâncias em Saúde, alertam a população sobre os riscos e as medidas que devem ser tomadas durante o período. Para evitar doenças como leptospirose, hepatite, febre tifoide e diarreia, as pessoas que estão nos locais atingidos pela enchente devem redobrar seus cuidados em relação ao consumo de água, manuseio de alimentos e higiene em geral. Saiba mais no endereço:

Saiba mais no endereço:http://www.agencia.ac.gov.br/acre/secretaria-de-saude-da-orientacoes-sobre-cuidados-durante-a-enchente.

Doações

Coordenado pela primeira-dama do município, Gicélia Viana, o movimento Rio Branco Amiga, encabeçou uma das campanhas de arrecadação de donativos às famílias atingidas pela cheia. Alimentos não perecíveis, leite em pó, massa para mingau, fraldas descartáveis infantis e geriátricas estão entre os itens que podem ser doados. O cidadão que tiver interesse em colaborar com a campanha deve levar as doações aos pontos de coleta, instalados na Central de Abastecimento (Ceasa), na Estrada da Sobral com a Via Verde.

Outro movimento, o Acre Solidário, é coordenado pela primeira-dama do Estado, Marlúcia Cândida. Os donativos são distribuídos às famílias desabrigadas do Estado. A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) é responsável pelo armazenamento das doações. Os pontos de coleta são: Via Verde Shopping, Uninorte, Fieac, Mais Academia, igrejas Santa Inês, Assembleia de Deus, Batista do Bosque, Internacional da Graça e rede de supermercados Araújo do Tangará, Aviário, Isaura Parente e Via Chico Mendes.

Também podem ser doados alimentos não perecíveis, roupas, colchões, massa para mingau, leite em pó, material de higiene pessoal e limpeza, lençóis e fraldas infantis e geriátricas. Para doações em outros estados, os interessados devem realizar depósito na conta corrente “SOS Enchente Rio Acre”, Banco do Brasil C/C 500-2, Agência 0071-x, CNPJ 14346589/0001-9.

rodape-acre-solidario-2015