Boletim 08/03/2015 – Manhã

cabecalho-boletim-alagacao-2015 (1)Boletim integrado governo do Estado e prefeitura de Rio Branco

 Na Capital, o Rio Acre segue em vazante. Em medição realizada pela Defesa Civil Municipal, neste domingo, 8, às 9 horas, o manancial registrou a marca de 16,85 metros. Na próxima segunda-feira, 9, a prefeitura, em parceria com o governo do Estado, inicia as ações de limpeza nos bairros atingidos pela enchente.

A última atualização aponta que 3.014 famílias estão acomodadas em 31 abrigos públicos, somando um total de 10.599 pessoas desabrigadas. Estima-se que 86.937 cidadãos tenham sido afetados pelo fenômeno, em Rio Branco.

Com a baixa das águas, o trânsito no centro da cidade foi liberado e as atividades no Terminal Urbano foram restabelecidas. No sábado, 7, o tráfego de veículos e pessoas na ponte Juscelino Kubitscheck também foi liberado, após vistoria de engenheiros .

Interior do estado e Madeira

Na região do Alto Acre, a situação do manancial está dentro da normalidade prevista para o período. O Rio Acre, que vinha subindo em Assis Brasil, apresentou vazante nesta manhã, registrando no nível de 6,02 metros. Baixando quase três metros nas últimas 24 horas.

Em Brasileia, o nível das águas permanece acima da cota de alerta (9,80 metros). A medição das 9 horas apresentou a marca de 10,13 metros. A previsão meteorológica para a bacia do Rio acre é de precipitações de maneira esparsa. As chuvas que ocorreram estão na média de 15 milímetros e não apresentam perigo à região.

Porto Acre é outro município afetado pela cheia do Rio Acre. Segundo a prefeitura, 55 famílias estão acomodadas em sete abrigos públicos, somando um total de 189 pessoas desabrigadas. Estima-se que 201 residências urbanas tenham sido afetas, enquanto na zona rural 192 famílias foram atingidas pelas águas.

Em Sena Madureira, onde a cota de transbordamento é de 15,20 metros, o rio continua subindo, às 6 horas deste domingo o rio marcou 16,49 metros, aumentando um centímetro, se comparado com a medição do dia anterior.

O nível do Rio Madeira, na região do Abunã, continua baixando. A medição das nove horas de hoje marcava 21,96 metros.

Alerta

Neste momento o poder público orienta a população para que economizem água. Quando as pessoas forem autorizadas a voltar para casa, inicia-se o processo de limpeza, que irá acarretar no aumento da demanda de água. Saiba quais são as medidas emergenciais adotadas pelo governo.

As secretarias de Saúde do Acre (Sesacre) e de Rio Branco, por meio das Vigilâncias em Saúde, alertam a população sobre os riscos e as medidas que devem ser tomadas durante o período. Para evitar doenças como leptospirose, hepatite, febre tifoide e diarreia, as pessoas que estão nos locais atingidos pela enchente devem redobrar seus cuidados em relação ao consumo de água, manuseio de alimentos e higiene em geral. Saiba mais.

Doações

Coordenando pela primeira-dama do município, Gilcélia Viana, o movimento Rio Branco Amiga, encabeçou a campanha de arrecadação de donativos às famílias atingidas pela cheia. Alimentos não perecíveis, leite em pó, massa para mingau, fraldas descartáveis infantis e geriátricas estão entre os itens que podem ser doados.

O cidadão que tiver interesse em colaborar com a campanha deve levar as doações aos pontos de coleta, instalados na Central de Abastecimento (Ceasa), na Estrada da Sobral com a Via Verde.

A campanha de arrecadação é idealizada pelo movimento Acre Solidário, coordenado pela primeira-dama Marlúcia Cândida. Os donativos são distribuídos às famílias desabrigadas do Estado. A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) é responsável pelo armazenamento das doações.

Os pontos de coleta são: Via Verde Shopping, Uninorte, Fieac, Mais Academia, igrejas Santa Inês, Assembleia de Deus, Batista do Bosque, Internacional da Graça e rede de supermercados Araújo do Tangará, Aviário, Isaura Parente e Via Chico Mendes.

Alimentos não perecíveis, roupas, colchões, massa para mingau, leite em pó, material de higiene pessoal e limpeza, lençóis e fraldas infantis e geriátricas estão entre os itens arrecadados pela campanha. Para doações em outros estados, os interessados devem realizar depósito na conta corrente “SOS Enchente Rio Acre”, Banco do Brasil C/C 500-2, Agência 0071-x, CNPJ 14346589/0001-9.

rodape-acre-solidario-2015