Boletim 07/03/2015 – Noite

cabecalho-boletim-alagacao-2015 (1)Boletim integrado governo do Estado e prefeitura de Rio Branco

Na medição feita às 18h deste sábado, 7, o Rio Acre em Rio Branco seguiu apresentando vazante, registrando a marca de 17,13 metros. Depois que alcançou a cota histórica de 18,40 metros na noite de quarta, 4, o nível do rio já baixou mais de um metro.

Nos 29 abrigos montados pelo poder público na capital acreana estão 3.368 famílias, o que corresponde a 10.599 pessoas.

Com a constante vazante, governo do Estado e prefeitura deram início a operação de limpeza na região do centro histórico da cidade e planejam a limpeza dos bairros. No domingo, 8, cerca 30 equipes começam a limpar as ruas atingidas pela cheia.

Somente depois dessa limpeza e com a confirmação que o nível do rio continue baixando é que começará a ser discutida a operação de volta para casa das famílias desabrigadas.

Interior do estado e Madeira

Com o nível do Rio Acre baixando em Rio Branco, a preocupação da Defesa Civil Estadual volta para a região do Alto Acre. Em Assis Brasil, o nível do Rio Acre, é de 8,08 metros. Em Brasileia, o nível das águas do rio subiu na medição das 18 horas apresenta 9,34 metros. No município, a cota de alerta é de 9,80 metros.

Porto Acre é outro município afetado pela cheia do Rio Acre. Mais de seis famílias foram desabridas e estão em oito abrigos montados pela prefeitura local. Mais de 250 pessoas estão abrigadas em casas de parentes ou amigos. Em Sena Madureira, onde a cota de transbordamento é de 15,20 metros, o rio continua subindo, às 18 horas deste sábado o rio marcou 16,48, ou seja, aumentou dois centímetros, se comparado com a medição realizada nesta manhã.

O nível do Rio Madeira, na região do Abunã, baixou dois centímetros. A medição das nove horas de hoje marcava 21,98 metros, porém a medição realizada pela equipe do Corpo de Bombeiros do Acre na região, às 18 horas apontou 21, 96 metros.

Alerta

Neste momento o poder público orienta a população para que economizem água. Quando as pessoas forem autorizadas a voltar para casa, inicia-se o processo de limpeza, que irá acarretar no aumento da demanda de água. Saiba quais são as medidas emergenciais adotadas pelo governo.

As secretarias de Saúde do Acre (Sesacre) e de Rio Branco, por meio das Vigilâncias em Saúde, alertam a população sobre os riscos e as medidas que devem ser tomadas durante o período. Para evitar doenças como leptospirose, hepatite, febre tifoide e diarreia, as pessoas que estão nos locais atingidos pela enchente devem redobrar seus cuidados em relação ao consumo de água, manuseio de alimentos e higiene em geral. Saiba mais.

Doações

Coordenando pela primeira-dama do município, Gilcélia Viana, o movimento Rio Branco Amiga, encabeçou a campanha de arrecadação de donativos às famílias atingidas pela cheia. Alimentos não perecíveis, leite em pó, massa para mingau, fraldas descartáveis infantis e geriátricas estão entre os itens que podem ser doados.

O cidadão que tiver interesse em colaborar com a campanha deve levar as doações aos pontos de coleta, instalados na Central de Abastecimento (Ceasa), na Estrada da Sobral com a Via Verde.

A campanha de arrecadação é idealizada pelo movimento Acre Solidário, coordenado pela primeira-dama Marlúcia Cândida. Os donativos são distribuídos às famílias desabrigadas do Estado. A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) é responsável pelo armazenamento das doações.

Os pontos de coleta são: Via Verde Shopping, Uninorte, Fieac, Mais Academia, igrejas Santa Inês, Assembleia de Deus, Batista do Bosque, Internacional da Graça e rede de supermercados Araújo do Tangará, Aviário, Isaura Parente e Via Chico Mendes.

Alimentos não perecíveis, roupas, colchões, massa para mingau, leite em pó, material de higiene pessoal e limpeza, lençóis e fraldas infantis e geriátricas estão entre os itens arrecadados pela campanha. Para doações em outros estados, os interessados devem realizar depósito na conta corrente “SOS Enchente Rio Acre”, Banco do Brasil C/C 500-2, Agência 0071-x, CNPJ 14346589/0001-9.

rodape-acre-solidario-2015