educação

Boa gestão e compromisso garantem o ensino na Escola Sebastião Pedrosa

A Escola Sebastião Pedrosa, de ensino médio, faz parte de um grupo de sete escolas que iniciaram nessa modalidade em 2017. Está localizada no Segundo Distrito da cidade, mas propriamente nas proximidades do Estádio Arena Acreana e atende alunos dos bairros próximos, como Areal, Comara, Quinze, Cidade Nova e Santa Inês.

Lá, o compromisso com a educação, aliado a uma boa gestão, tem feito toda a diferença no ensino. Projetos importantes são desenvolvidos e se aprende muito mais do que conteúdos escolares. Para a gestora da escola, professora Sandi Guedes, “é preciso ajudar o aluno a crescer”.

As lixeiras da escola são fabricadas pelos próprios alunos Foto: Stalin Melo

Por conta disso, diversos projetos são desenvolvidos. Entre os quais, a construção de lixeiras. Ao contrário de outras unidades, na Sebastião Pedrosa, é a própria comunidade que fabrica. “Trabalhamos com a sustentabilidade e com o dinheiro que economizamos em não comprar as lixeiras, adquirimos outras coisas aqui na escola”, relata a professora.

A escola é referência no tocante à merenda. São servidas três refeições, sendo dois lanches e um almoço. Para garantir a diversificação, são realizadas parcerias, o que garante uma alimentação saudável. “Com o início do ano letivo, nossa cantina está em reforma, mas mesmo assim temos garantido uma boa qualidade com a ajuda da Secretaria de Educação”.

Outro projeto importante é o desenvolvimento em uma disciplina eletiva relativa a adubo orgânico. Os alunos produzem o adubo a partir do reaproveitamento de folhas e até de restos de alimentos. Também são produzidas mudas de uvas que são vendidas. “Com o dinheiro investimos em coisas aqui para a escola”, destacou a professora.

Móveis feitos com paletes é outro projeto importante da Sebastião Pedrosa Foto: Stalin Melo

Além dos adubos e das lixeiras, alunos e professores também constroem móveis de paletes, que são adquiridos nos mercados. A partir desta iniciativa, será lançada este ano a disciplina de empreendedorismo. “Com isso, vamos incentivar os alunos a se manter, para que eles possam aprender algo que gere renda para eles lá na frente”.

Mas a maior vitória das metodologias aplicadas está no resultado do Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM). Dos 56 alunos dos terceiros anos do ano passado, nada menos do que 12 conseguiram aprovação nas primeira e segunda chamadas das faculdades e universidades.

Professora Sandi: “Ser gestor é um ato de amor” Foto: Stalin Melo

“Para se ter uma ideia desse sucesso, tivemos um aluno que obteve 940 pontos na redação. Também tivemos alunos com 920, com 840 pontos, fazendo com que a nossa média em redação fosse de 613 pontos, maior do que a média nacional”, informou.

Esse conjunto de ações reflete na segurança. Em 2018, por exemplo, foram vários arrombamentos. No ano passado, investimentos do Governo do Estado, inclusive com segurança armada, fez com que a escola não tivesse nenhuma ocorrência.