Binho recebe governador de Ucayali e universitários do Peru

Visita faz parte do processo de integração regional entre a região do Juruá e dos Estados peruanos fronteiriços iniciado há dois anos pelos presidentes Lula e Alan Garcia

foto_gleilson_miranda_7.jpg
foto_gleilson_miranda_1.jpg

Recebida pelo governador Binho Marques, comitiva peruana composta de autoridades e estudantes visitou o Estado para fortalecer integração entre Brasil e Peru (Fotos: Gleilson Miranda/Secom)

O governador Binho Marques recebeu nesta terça-feira, 14, no Palácio Rio Branco, 112  professores e estudantes de  sete universidades peruanas, sendo três particulares e quatro públicas, inclusive a Universidad San Marcos, de Lima, a mais antiga das américas. A iniciativa do presidente da  Assembleia Legislativa, Edvaldo Magalhães, não apenas promove a integração mas estabelece uma política de intercâmbio que já em 2011 apresenta resultados concretos através de parceria entre as instituições do Peru e a Universidade Federal do Acre (Ufac) que estarão ofertando vagas para estudantes de ambos os estados. A comitiva é liderada pelo governador de Ucayali, Jorge Velásquez Portocarrero.

Para Edvaldo Magalhães, não se trata de apenas uma visita protocolar mas do avanço no  processo de integração regional entre a região do Juruá e dos Estados peruanos fronteiriços vizinhos de Ucayali, Ancash e Huanuco, iniciado há dois anos pelos presidentes Lula e Alan Garcia, que estreitaram, por intermédio de acordos de cooperação em áreas estratégicas, como a educação.  Binho relatou parte da história do Palácio Rio Branco aos visitantes ao reafirmar o propósito de uma integração que efetivamente traga inclusão social para os envolvidos. "Esta recepção é para que se sintam acolhidos e cada vez mais possamos apagar as fronteiras que existem entre os povos", disse Binho Marques.

A comitiva percorreu a cidade de Cruzeiro do Sul, conhecendo obras como a Ponte do Juruá, que deve ficar pronta no começo do próximo ano. De seu lado, Edvaldo Magalhães voltou a afirmar que   2011  será o ano da consolidação da integração  interna do Acre, com  a conclusão da BR 364, e o próximo passo para Cruzeiro do Sul  e todo o Vale do Juruá será o relacionamento com seus vizinhos de Pucallpa, capital de Ucayalli. 

No domingo, a caravana peruana foi recepcionada no próprio aeroporto de Cruzeiro do Sul por autoridades locais, alunos e professores da UFAC, quando houve hasteamento dos pavilhões nacionais dos dois países.

Cinco universidades peruanas mandaram representantes: Universidad Nacional de Ucayali, Universidad Alas Peruanas e Universidad Intercultural de Puccalpa (as três situadas em Puccalpa) Universidad Agrária de La Selva, de Tingo Maria e finalmente Universidad San Marcos.  A visita dos peruanos retribui a visita feita ao Peru por estudantes e professores acrianos no ano passado. O grupo esteve por  dois dias em Cruzeiro do Sul, encontra-se atualmente em Rio Branco e retorna ao  Peru nesta  quinta-feira, 16. 

Na quarta-feira, o governador de Ucayali, vai receber a Comenda do Mérito Legislativo da Assembleia Legislativa do Acre. Segundo convênio firmado em outubro passado, já a partir do próximo ano letivo, 14 estudantes acreanos vão estudar na Universidad Nacional de Ucayali, enquanto o Acre vai receber 26 alunos que estudarão nos campi da Ufac em Cruzeiro do Sul e em Rio Branco, com despesas pagas pelos governos do Acre e de Ucayali.

"Em 2011 a integração se consolida com mais este ato", disse Edvaldo Magalhães. Portocarrera disse que estão reafirmados compromissos pelo desenvolvimento com justiça social e preservação do meio ambiente. "Integração sim, com muita responsabilidade social e ambiental", disse o governador de Ucayalli, que deverá ser homenageado com uma comenda oferecida pela Assembleia Legislativa do Acre nesta quarta-feira. Os convênios de intercâmbio educacional devem ser ampliados com a participação do Instituto Federal de Educação Tecnológica e Profissional do Acre (Ifac), cuja meta é implantar escolas binacionais em regiões da fronteira do Acre, Peru e Bolívia.