Binho anuncia vencedores do Prêmio Chico Mendes de Florestania

"Momentos como este são a renovação da esperança de um Acre melhor, de um mundo melhor", diz governador

Conheça os ganhadores 

premio_chico_mendes_1612.jpg

Zuenir recebeu antecipadamente o prêmio, pois veio a Rio Branco participar da abertura da Semana Chico Mendes (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

O governador Binho Marques anunciou nesta terça-feira, 16, em cerimônia realizada no Palácio Rio Branco, a lista dos 20 vencedores do Prêmio Chico Mendes de Florestania 2008. No próximo sábado, 20, no Teatro Plácido de Castro  os agraciados receberão o diploma e a placa de madeira com ouriço de castanha esculpida  em bronze pela artista plástica Cristina Motta.

Estiveram presentes as filhas do líder seringueiro,  Elenira e Ângela, respectivas presidentes da fundação e do comitê que levam o nome do ambientalista,  e a neta deste, Angélica, que se emocionaram. "Choro não de tristeza, mas de alegria por ver que meu pai  tem muitos amigos e muita gente que gosta dele", disse Ângela.  

Apenas o jornalista Zuenir Ventura recebeu a homenagem no Palácio Rio Branco. "Momentos como este fortalecem o sonho de um Acre melhor, de um mundo melhor. É a renovação da esperança", disse o governador. Um arvoredo  com espécies nobres da Amazônia será implantado no Parque da Maternidade (nas proximidades do Centro Empresarial do Sebrae) denominado Bosque dos Amigos do Chico Mendes. Serão plantadas trinta árvores em lembrança aos que receberam o Prêmio Chico Mendes. A cada ano serão incluídas três novas plantas.

Um dos idealizadores do prêmio, o ex-governador e presidente do Fórum de Desenvolvimento Sustentável do Acre, Jorge Viana, lembrou que a simbologia do ouriço da castanha se mostra de modo paradoxal na onipotência, força e fragilidade da castanheira, e que a honraria ajuda a manter vivos o pensamento e a luta  de Chico Mendes. "Perpetua idéias e passam de geração a geração os ideais do Chico", disse Viana, relembrando, com emoção, os difíceis momentos que sucederam ao assassinato de Chico e o significado de sua luta duas décadas após a trágica partida. "Aquilo que há vinte anos levava à morte agora é símbolo de avanço".

O Prêmio Chico Mendes de Florestania, conferido anualmente pelo Governo do Estado do Acre, através da Fundação Elias Mansour, tem por finalidade reconhecer e estimular  os programas, projetos, atividades e ações que ajudam a consolidar o conceito de Florestania. "O Acre tem me dado muito mais do que mereço", declarou, também muito emocionado, o jornalista Zuenir Ventura, autor de série de reportagens decisivas para o reconhecimento nacional e internacional da luta de Chico Mendes. 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter