Biblioteca Pública recebe alunos do Colégio Acreano

A Biblioteca Pública Estadual Adonay Barbosa dos Santos recebeu na manhã desta quinta-feira, 14, alunos de Ensino Fundamental e Médio do Colégio Acreano para uma visita ao prédio, conduzida pelos funcionários e professores da instituição.

Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer detalhadamente cada espaço da Biblioteca, bem como seu acervo de literatura, com obras de autores acreanos e nacionais, HQs, entre outros.

Durante a visita, a Filmoteca exibiu um curta-metragem, que fala sobre a importância da leitura e os caminhos para criação do hábito de ler. Em seguida, o jovem Escritor Jackson Viana, que é presidente da Academia Juvenil Acreana de Letras, foi convidado pela direção da Biblioteca para fazer uma fala e contar aos alunos sobre sua experiência enquanto escritor e, assim, despertar nos discentes o amor pelos livros.

O escritor Jackson Viana presenteou um dos alunos com seu último livro lançado Foto: Cedida

O professor de Língua Portuguesa, Moacir Chaves, falou das suas impressões sobre a visita ao espaço: “Eu sou um apaixonado pela leitura e acredito que a verdadeira inclusão social se faz através dos livros. Acho importante o aluno sair da sala de aula, manusear livros fora daquele ambiente escolar, conversar e encontrar pessoas iguais ao Jackson Viana, que é um verdadeiro exemplo, pois, como ele mesmo disse, nós devemos focar no gosto literário dos alunos para que depois possamos introduzir outras leituras. Portanto, eu já consigo ver o sucesso dessa visita à Biblioteca”, finalizou.

A coordenadora pedagógica do colégio, Cristiane Peixoto, disse que a visita é importante para que os alunos se habituem a frequentar espontaneamente a Biblioteca: “Muitos pais, devido a rotina agitada, não puderam dar aos filhos o devido incentivo à leitura, então nós queremos mostrar que esse espaço é deles, que pode e deve ser sempre usado”.

Os alunos visitaram o espaço infantil da Biblioteca Foto: Cedida

Alcione, que é diretor da Biblioteca Pública, disse que muitas outras escolas também têm visitado à Biblioteca com seus alunos: “Além do Colégio Acreano e das demais que já vieram, nosso desejo é ampliar o número de visitas. Desde o início, esteve acordado entre a Secretaria de Estado de Educação e a Fundação de Cultura Elias Mansour que uma das funções da Biblioteca é ser uma ferramenta que multiplique o hábito da leitura, por isso queremos estar sempre em parceria com as instituições de ensino”, salientou.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter