Durante as férias

Biblioteca Pública oferece oficina de práticas leitoras para crianças

Contação de histórias, histórias cantadas e continuadas são algumas das atividades oferecidas para as crianças matriculadas na oficina de Práticas Leitoras, promovida pela coordenação da Biblioteca Pública Estadual durante a época de férias escolares.

Ao todo, são quase 20 alunos que participam até a sexta-feira, 4, da iniciativa. A ideia é que, ao final, seja realizado um sarau para que os formandos apresentem os materiais e os bons resultados que tiveram ao longo de duas semanas de curso.

Entre as atividades, está a história continuada, em que as crianças constroem juntas uma narrativa (Foto: Andrey Santana/Secom)

De acordo com o assessor técnico da biblioteca e responsável pelo Espaço Infantil, Antonio Carlos Balalai, o Tota, a ideia surgiu quando o grupo gestor percebeu que muitas crianças passavam pelo local de forma rápida, e não usufruíam os livros disponíveis.

“Muitos deles vêm acompanhados pelos pais ou de turma com as escolas, então são apenas visitas curtas, com pouco tempo para que eles pudessem se aprofundar em leituras. Então, pensamos em proporcionar algo que fomentasse um contato maior com as obras e autores”, diz.

Ele ainda explica como funcionam algumas das dinâmicas: “Para que seja algo prazeroso e lúdico para o público infantil, utilizamos contação de histórias mostrando os livros e brinquedos, lemos de forma cantada e construímos peças de teatros, ou seja, meios que tragam uma recreação que faça sentido a eles e que proporcione, de alguma forma, contato com o meio literário”.

Professores incentivam a criatividade de alunos com o improviso na contação de histórias(Foto: Andrey Santana/Secom)

Para Isabelle Pereira, de apenas 9 anos, o momento mais divertido é quando eles fazem a história cantada: “É muito legal que os personagens são colocados de forma divertida, pois podemos brincar junto com eles. Aqui já aprendi como usar os livros para várias atividades”.