Biblioteca Pública oferece atividades de práticas leitoras para o público infantil

O agente de leitura Saulo Moura orienta as crianças na criação teatral (Foto: Rose Farias/FEM)
O agente de leitura Saulo Moura orienta as crianças na criação teatral (Foto: Rose Farias/FEM)

A Biblioteca Pública Estadual oferece programação de atividades com práticas leitoras para o público infantil. Rodas de leitura, teatro, contação de histórias, brincadeiras tradicionais entre outras, são desenvolvidas no espaço infantil. O lugar agradável e acolhedor costuma receber no período de férias de 80 a 90 crianças, diariamente, acompanhadas pelos pais ou familiares.

A ideia é proporcionar uma “viagem” diferente através do livro e leitura, e o encontro do leitor infantil com o texto. O acervo traz obras da literatura infantil de vários países, brasileira e regional.

“As crianças são convidadas para um ‘tour’ pelo espaço, daí escolhem os livros que querem ler. Para os que não sabem ler, contamos histórias. Aos poucos, eles interagem com as demais atividades”, disse Saulo Moura, agente de leitura.

“O incentivo à leitura é um compromisso do governo do Estado. Várias ações são realizadas para ampliar o acesso ao universo dos livros, grande aliado do aprendizado”, disse Karla Martins, presidente da Fundação Elias Mansour (FEM).

Roda de leitura – As poesias de Vinícius de Morais e Cecília Meireles e outros escritores fazem parte das rodas de leitura. No violão, o agente de leitura Anailson Mesquita, conduz a atividade, enquanto as crianças tocam percussão. “Gosto de bater tambor, cantar e ouvir as histórias, aprendo pra contar pros meus amigos”, disse Dan Lucas Braga, 5 anos, um dos mais animados na percussão.

“Amo ler, atuar e cantar. Aqui é o melhor lugar pra gente ser feliz”, comenta Amanda Braga, 7 anos. Ela que é irmã de Dan Lucas, ensaiava para se apresentar no teatro.

A Biblioteca é coordenada pelo governo do Estado, por meio da FEM e Departamento do Livro e Leitura.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter