Banda de Música da Polícia Militar do Acre tem novo regente

O “sextou” da Banda de Música da Polícia Militar do Acre neste 25 de março foi marcante, diferenciado e emocionante. A Furiosa, como é conhecida em todo o estado a orquestra da corporação, tem um novo regente. O major Djair Vasconcelos passou a batuta da regência ao capitão Joyb Ramos. A solenidade foi realizada nas dependências da sala do Corpo Musical da instituição, localizada no Quartel do Comando Geral (QCG), centro de Rio Branco.

Passagem da regência da Banda de Música da PMAC. Foto: David Landim

Natural de Caruaru (PE), em março de 1993 Vasconcelos pegou a estrada para construir sua carreira em solo acreano. Ingressando como terceiro-sargento na instituição, o comandante galgou sua carreira militar na banda, chegando em 2010, já como segundo-tenente, à regência do corpo musical, função que exerceu com brilhantismo e dedicação.

“Estou deixando a Banda de Música, quem assume é o capitão Ramos, também músico. Agora vou acompanhar o trabalho da Furiosa como vocês também acompanham. E aqui me despeço, externando meu muito obrigado aos senhores, que acompanharam nosso trabalho durante esse tempo todo. Que Deus abençoe a todos e ao próximo comando, que a Furiosa tenha a mesma continuidade”, destacou o major.

A solenidade contou com a presença de oficiais, praças, familiares e amigos. Foto: David Landim

O comandante-geral da PMAC, coronel Paulo César Gomes, parabenizou o ex-regente e todos os integrantes d’A Furiosa pelo notável trabalho. “A Banda de Música faz parte da história da Polícia Militar do Acre desde a época da Guarda Territorial, então, como reconhecimento e com a ajuda do planejamento da corporação, vislumbramos que, com o novo Quartel do Comando-Geral, a Banda precisava e vai ganhar um novo espaço, revitalizado, que está ficando muito bacana. Então, que os senhores consigam desenvolver a questão musical, que tanto ajuda nossa sociedade, nossos jovens, com projetos como a Banda Mirim”, observou.

Agora regente da Banda de Música, o capitão Joyb Ramos é natural de São João de Meriti (RJ). Filho de militar da Marinha, que também exercia a função de músico trompetista, e de mãe doméstica, o oficial acumulará, à regência, a chefia da Companhia de Comando e Serviço (CCS). “Estou tomando posse da regência da Banda de Música, no lugar do nosso ex-regente, major Djair, que está indo para reserva remunerada. Estou junto com vocês, junto com a comunidade, para atendê-los da melhor maneira possível, sempre com muita fé e muita força”, disse o novo maestro.

Major Djair Vasconcelos foi homenageado pelos comandantes da corporação. Foto: David Landim

Também prestigiou o evento o segundo-tenente da Reserva Remunerada Orlandino Martins Feitosa, 78 anos, que foi maestro da Banda de 1982 a 1996. Oriundo da antiga Guarda Territorial, ingressou em 1965 na instituição, indo para Reserva Remunerada em 1996. “Foi uma época de muito sacrifício, pois na época eu assumi a banda com 13 músicos, já com idade avançada, mas graças a Deus, fui capacitado para assumir a missão, que concluí com êxito”, destacou o ex-militar.

Estiveram presentes à solenidade o subcomandante-geral da corporação, coronel Luciano Dias Fonseca; o diretor de Planejamento da PMAC, tenente-coronel Roberto Marques; a subdiretora de Planejamento, tenente-coronel Marcilene Alexandrina; a coordenadora da Patrulha Maria da Penha, tenente-coronel Alexsandra Rocha; o diretor do Controle Interno da instituição, tenente-coronel Agleison Alexandrino; e o pastor Paulo Roberto, da igreja Deus é Amor, entre outros oficiais, praças, familiares e amigos.

Homenagem

Durante a solenidade, foi feita ainda uma homenagem dos componentes d’A Furiosa ao ex-regente Djair Vasconcelos, com a entrega e a tocata do dobrado que leva seu nome, Tenente-coronel R4 Músico Djair da Silva Vasconcelos, criada pelo cabo Rogério Martins especialmente para a ocasião. A homenagem é uma forma de reverenciar alguém que dedicou sua vida profissional ao corpo musical da PMAC e também à segurança pública do Estado do Acre.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter