Bancada Federal negocia novas regras de manejo madeireiro no Acre

Governo do Estado e bancada federal negociam novas regras de manejo madeireiro (Foto: Diego Gurgel/Secom)
Governo do Estado e bancada federal negociam novas regras de manejo madeireiro (Foto: Diego Gurgel/Secom)

O diretor-presidente do Instituo de Meio Ambiente do Acre (Imac), Pedro Longo, esteve reunido com a presidente da Associação de Indústrias de Madeira de Manejo do Estado Acre (Assimanejo), Adelaide Fátima, com os deputados federais Léo de Brito e Alan Rick e madeireiros do estado, para apresentar os resultados do encontro com a ministra do Meio Ambiente (MMA), Izabella Teixeira, em Brasília, na última quinta-feira, 12.

Na reunião com a ministra, deputados e representantes do setor madeireiro do Acre, Rondônia e Mato Grosso discutiram as novas regras previstas na portaria 443, do MMA,  publicada em dezembro de 2014, que altera a Lista Nacional Oficial de Espécies da Flora Ameaçadas de Extinção. A atualização inclui espécies como o cedro, a cerejeira e a garapeira, que são as mais utilizadas pelas indústrias madeireiras no Acre. “A realidade do estado é diferente no que diz respeito ao manejo madeireiro. No Acre, de três a quatro mil famílias estão envolvidas nessa atividade, realizada de maneira sustentável”, explicou Pedro Longo.

Os deputados federais do Acre pediram a revogação da portaria porque, além de alterar a lista, o documento modifica também as regras de transporte, armazenamento e comercialização da madeira.

No encontro, ficou acordado que os processos já protocolados não serão cancelados, e os novos processos devem ser executados atendendo os novos critérios, de forma a não proibir a exploração das espécies. Para Léo de Brito, a união da bancada do Acre e das entidades do setor proporcionaram o resultado positivo. “Tivemos um diálogo muito franco com a ministra, que se mostrou bem flexível em relação ao assunto, mostrando-nos alternativas que vão garantir a continuação do manejo madeireiro”, disse.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter