Bancada federal garante apoio efetivo às cidades afetadas pela enchente

Secom_Acre_GM.0603153593
Angelim contou ao governador Tião Viana que a bancada entrou em contato com o ministro Patrus Ananias, do Ministério de Desenvolvimento Agrário para auxiliar o Acre (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Durante reunião com o governador Tião Viana, na última sexta-feira, 6, o deputado federal, Raimundo Angelim, garantiu que a bancada em Brasília continuará intervindo junto ao governo federal para garantir apoio efetivo às cidades atingidas pela enchente no estado.

“Como coordenador da bancada federal afirmo que temos mantido contato com vários ministérios, para interceder pelo povo e garantir celeridade na liberação de recursos para que toda ajuda ao estado seja feita de maneira imediata e desburocratizada”, contou o parlamentar.

Angelim adiantou que a bancada entrou em contato com o ministro Patrus Ananias, do Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA), para solicitar que ele interceda na repactuação e renegociação da dívida dos produtores que sofreram perdas com a enchente. A medida seria para ajudá-los a reerguerem seus negócios. O governo estima que só na área de produção o prejuízo é de mais de R$ 50 milhões.

“Convidamos o ministro para fazer uma visita ao Acre com toda sua equipe e ele garantiu que vira já na próxima semana”, afirmou Angelim. O deputado contou que a bancada federal interviu ainda, junto à Receita Federal solicitando que o órgão disponibilizasse produtos apreendidos na região norte, a fim de que estes produtos e mercadorias possam atender os atingidos pela enchente.

Parlamentares têm acompanhado com governador Tião Viana situação das cidades afetadas pela cheia do rio (Foto: Angela Peres/Secom)
Parlamentares têm acompanhado com governador Tião Viana situação das cidades afetadas pela cheia do rio (Foto: Angela Peres/Secom)

O deputado federal Sibá Machado também afirmou durante coletiva de imprensa no sábado, 7, que neste momento a união é em solidariedade ao povo do Acre. “Estamos trabalhando em sintonia com o governo do estado e a nossa principal missão é interceder pela população”, disse.

No início das enchentes, parlamentares federais e estaduais foram ao Alto Acre com o governador Tião Viana para acompanhar a situação das cidades que foram inundadas pelo Rio Acre.

César Messias, Léo de Brito e Alan Rick também estão continuamente buscando soluções junto ao governo federal. Na última sexta-feira, 6, Léo de Brito esteve em Porto Acre para acompanhar a enchente que também deixou a cidade em situação de emergência.

Mais audiências em Brasília

Na próxima segunda feira, 9, os deputados terão uma audiência com o ministro das cidades, Gilberto Kassab, para solicitar mais recursos para a reconstrução dos municípios. O objetivo é atender, além de Rio Branco e o Alto Acre, as cidades de Tarauacá, Sena Madureira e Porto Acre.

“A bancada federal está à disposição do governo e do povo do Acre, queremos trabalhar para elevar a autoestima da população e ajudá-la a recomeçar”, garantiu Angelim.