Autoridades divulgam ações para garantir segurança durante Carnavale 2010

Festa que acontece nos dias 2, 3 e 4 de julho encerra comemorações pelo centenário de Brasileia. Município deverá receber em torno de 30 mil pessoas de cidades do Acre, Rondônia e Bolívia

 

 

seguranca_carnavale_foto_luciano_pontes-01.jpg

Autoridades de segurança, prefeita de Brasileia e representantes da Setul participaram da coletiva sobre o Carnavale 2010 (Foto: Luciano Pontes/Secom)

 

Em apenas três dias, a população de Brasileia, na fronteira com a Bolívia, praticamente dobra com a realização do carnaval fora de época, nos dias 2,3 e 4 de julho. Este ano, o centenário da cidade, comemorado em 3 de julho, tem programação especial. Na manhã desta segunda-feira, autoridades de segurança anunciaram o reforço do policiamento em Brasileia, nos municípios do entorno como Epitaciolândia, Xapuri e na fronteira com a Bolívia. Para dar suporte à 11ª edição do Carnavale, as polícias Rodoviária Federal, Federal, Militar e Civil colocam mais de 100 policiais na tarefa. Em 2009, o público foi de 30 mil pessoas. Este ano, a expectativa é de que chegue a 35 mil foliões.

A secretária de Segurança Pública Márcia Regina diz que o diferencial no planejamento da estratégia do Carnavale conta com a contratação de delegados no ano passado para os municípios do Alto e Baixo Acre e o início da atuação dos alunos soldados já neste evento. "Além disso, contamos com a parceria da Polícia Federal com a Operação Sentinela e o reforço da PRF no trevo de Xapuri para permitir mais tranquilidade aos que desejarem participar dessa festa". Ela lembra que para cruzar a fronteira em direção à Bolívia é necessário portar o documento de identidade original ou passaporte.

Carnaval fora de época encerra comemorações pelo centenário de Brasileia

O Carnavale 2010 tem palco instalado na praça Hugo Poly na região central do município. Turistas tanto de outros municípios do Acre, como de cidades como Porto Velho, Cobija e La Paz poderão acessar os serviços do Centro de Atendimento ao Turista (CAT) Móvel da Secretaria de Esporte, Turismo e Lazer (Setul) nos dias que antecedem o carnaval fora de época que dispõe de informações a respeito de gastronomia, hospedagem, opções de cultura, lazer e os aspectos histórico de Brasileia que completa 100 anos de sua fundação.

05_07_09_3_noite_de_carnavale_58.jpg

Carnaval fora de época de Brasileia atrai turistas de várias cidades acreanas, de Rondônia e da Bolívia (Foto: Divulgação)

A prefeita Leila Galvão diz que o centenário tem outras atividades programadas durante a semana, como sessões solenes da Assembléia Legislativa do Acre, Tribunal de Justiça e Ministério Público Estadual e reconhece a importância das parcerias para a realização do Carnavale 2010. Segundo ela, o fluxo de turistas bolivianos na festa suscitou a parceria também com as autoridades do departamento de Pando, na Bolívia. "Amanhã teremos uma conversa com o governador de Pando, empossado recentemente, para reforçamos as ações". A festa conta com praça de alimentação, barracas de artesanato e shows com as bandas baianas Vixe Mainha, com a cantora Gilmelândia, e Voadois; a banda Estação do Trem, de Porto Velho e os acreanos do Arregaçaê, Sandra Melo e Alámo Kário e Banda.