A equipe do Detran que esteve na Expoacre recebeu nas nove noites de feira o reforço de 15 centros de formação de condutores de Rio Branco. Os funcionários das autoescolas tiraram dúvidas dos frequentadores sobre o processo de habilitação, além de dar explicações detalhadas sobre o simulador de direção veicular, que deve tornar-se elemento obrigatório, de acordo com as normas do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
De acordo com o proprietário de um dos CFCs envolvidos na atividade, Jesus Santos, a principal orientação passada é que as pessoas procurem a autoescola de sua preferência, mas sempre atentando se esta é ou não credenciada junto ao Detran. “Muitas dúvidas também eram com relação ao tempo que demora para tirar a habilitação e, se o candidato reprovar, reprovar, qual o procedimento”, explica.
A diretora-geral do Detran, Sawana Carvalho, salienta que esta ação foi prioritária também para integrar as entidades e fortalecer a parceria entre o Detran e os CFCs. “Ambos somos responsáveis, cada um em seu âmbito, pela formação de condutores conscientes para um trânsito mais seguro. Então, nada melhor que unirmos esforços para conseguir o melhor resultado possível”.
Em todo o estado, são 44 autoescolas credenciadas junto ao Detran, sendo deste número, 21 apenas em Rio Branco. As entidades realizam os serviços de primeira habilitação, com aulas teóricas e práticas de direção veicular, além de atuar na atualização e reciclagem de condutores infratores.