Aulas de capoeira mudam a rotina das crianças da Cidade do Povo

Cerca de 20 crianças já participam do projeto (Foto: Alexandre Noronha/Sehab)
Cerca de 20 crianças já participam do projeto (Foto: Alexandre Noronha/Sehab)

Disciplina, educação, hierarquia, companheirismo, respeito, entre outros aprendizados, são passados para, pelo menos, 20 crianças moradoras da Cidade do Povo, em Rio Branco.

O governo do Estado, por meio da Secretaria de Educação e Esporte (SEE), oferece aulas gratuitas de capoeira, nas segundas, quartas e sextas-feiras, em uma das salas do prédio da administração do empreendimento habitacional.

Para participar é preciso ter no mínimo seis e no máximo 12 anos de idade. Com 34 anos de atuação em projetos sociais com capoeira, o mestre Papagaio carrega o sentimento de gratidão em poder passar adiante o seu trabalho.

“Faz parte da minha vida, ensinar essa arte, e, no caso das crianças carentes, o sentimento de realização é ainda maior. Espero poder ajudar na formação do caráter dos moradores desse bairro”, comenta.

A oportunidade chegou na hora certa para a ex-moradora do bairro Taquari Valdízia Moreira, 25. Antes das aulas de capoeira, sua filha Clara, de sete anos, passava o dia brincando na rua. Agora, segundo Valdízia, Clara conta as horas para ir ao treino.

“O desejo de toda mãe é realizar os sonhos dos filhos. Desde menorzinha, ela pedia para fazer alguma atividade, mas eu não tinha condições de pagar, e aqui, além de uma moradia melhor, temos a capoeira, que está fazendo toda a diferença nas nossas vidas”, relata Valdízia.

O empreendimento

Segundo a Secretaria de Estado de Habitação de Interesse Social (Sehab), 10.220 pessoas já vivem no empreendimento. O novo bairro da capital acreana conta com estrutura de educação, segurança e saúde, e diversas áreas de lazer e comerciais. Ao todo, 10.518 moradias deverão ser construídas para receber mais de 50 mil pessoas.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter